6 pilotos da Fórmula 1 já tem data confirmada para deixar a categoria

Os contratos dos pilotos de Fórmula 1 sempre geram grande expectativa, com as mudanças entre equipes sendo chamadas de “silly season” por um motivo. O mercado de pilotos para a temporada de 2025 terá o mesmo nível de drama visto em 2024?

Para a F1 2025, grande parte do grid já está comprometida com contratos de longo prazo, enquanto alguns novatos fazem sua estreia na categoria. No entanto, seis pilotos veem seus contratos chegando ao fim ao término da temporada, e até que consigam uma renovação ou assinatura com outra equipe, já estão com os dias contados na categoria, tornando este ano crucial para o futuro de suas carreiras.

Com a entrada da Cadillac na F1 em 2026, duas novas vagas surgirão, atraindo grande interesse de pilotos em busca de uma oportunidade na categoria.

Pilotos com contratos a expirar em 2025

Andrea Kimi Antonelli – Mercedes

O jovem italiano Andrea Kimi Antonelli fará sua estreia na Fórmula 1 em 2025 como substituto de Lewis Hamilton na Mercedes, após a mudança do heptacampeão para a Ferrari. Sua chegada ao grid foi anunciada durante o GP da Itália de 2024, depois de sua participação nos treinos livres.

Apesar de sua impressionante trajetória nas categorias de base, seu verdadeiro teste será na F1, onde formará dupla com George Russell. A Mercedes confirmou sua vaga para 2025, mas não revelou a duração exata do contrato, tornando sua performance fundamental para garantir um futuro prolongado na equipe.

Jack Doohan – Alpine

Jack Doohan terá sua primeira temporada completa na F1 em 2025, após estrear pela Alpine no GP de Abu Dhabi. Ele assumirá o assento de Esteban Ocon, que se transferiu para a Haas, tornando-se titular ao lado de Pierre Gasly.

Acredita-se que seu contrato seja de apenas um ano, o que significa que o desempenho de Doohan nesta temporada será determinante para sua permanência na categoria.

Isack Hadjar – Racing Bulls

O vice-campeão da Fórmula 2 de 2024, Isack Hadjar, estreia na F1 como piloto da Racing Bulls, equipe júnior da Red Bull. Seu contrato é considerado de um ano, e ele terá a missão de se provar ao lado do experiente Yuki Tsunoda, que inicia sua quinta temporada na equipe de Faenza.

Hadjar recebeu a oportunidade depois da promoção de Liam Lawson à Red Bull, e sua performance ao longo do ano será crucial para garantir uma vaga no grid em 2026.

Liam Lawson – Racing Bulls

Liam Lawson iniciou a temporada de 2025 como companheiro de Max Verstappen na Red Bull, após a saída de Sergio Pérez. No entanto, depois de apenas duas corridas, a equipe optou por devolvê-lo à Racing Bulls, citando necessidade de desempenho e uma abordagem cuidadosa para evitar exposição excessiva após desempenhos difíceis na Austrália e na China.

A Red Bull confirmou seu contrato apenas para 2025, sem mais detalhes, o que significa que sua permanência no time principal ou na equipe satélite dependerá de sua performance ao longo da temporada.

George Russell – Mercedes

George Russell assume a posição de líder da Mercedes em 2025, agora ao lado do novato Antonelli. No entanto, este também é o último ano de seu contrato de múltiplas temporadas com a equipe de Brackley.

Apesar de três vitórias na F1 (Brasil 2022, Áustria 2024 e Las Vegas 2024) e um histórico sólido de pódios e poles, Russell precisará reafirmar seu valor à equipe antes da grande mudança regulatória prevista para 2026.

Yuki Tsunoda – Red Bull

Após vários contratos anuais com AlphaTauri e VCARB, Yuki Tsunoda iniciou 2025 ainda na equipe satélite da Red Bull. No entanto, após apenas duas corridas, foi promovido para a equipe principal para substituir Liam Lawson antes do GP do Japão, sua corrida em casa.

Christian Horner já indicou que esta pode ser a última oportunidade de Tsunoda dentro do sistema Red Bull, considerando a necessidade da equipe de dar espaço para novos talentos da academia. Assim, seu desempenho em 2025 será decisivo para definir seu futuro na F1.

O futuro do mercado de pilotos

Com esses contratos em aberto, a temporada de 2025 será crucial para definir as movimentações no grid para 2026. A chegada da Cadillac traz ainda mais incerteza, criando oportunidades para novos talentos e aumentando a pressão sobre os pilotos que precisam garantir sua continuidade na categoria.

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