Fernando Alonso trabalhou forte nos bastidores e fez a alegria da torcida brasileira

Estamos na semana do Grande Prêmio da Austrália, que marcará oficialmente a abertura da temporada 2025 no circuito de Albert Park, em Melbourne. Além de dar início à disputa entre as principais equipes da Fórmula 1, a corrida também representará uma nova etapa para diversos estreantes, incluindo o brasileiro Gabriel Bortoleto, piloto da Sauber. Aos 20 anos, ele dá um salto significativo em sua carreira após conquistar títulos consecutivos na Fórmula 3, em 2023, e na Fórmula 2, no ano passado.

Os desafios antes da Fórmula 3

A trajetória de Bortoleto até a F1 foi marcada por um crescimento rápido, mas não sem desafios. Antes de brilhar na F3, o jovem piloto enfrentou dificuldades para conseguir uma vaga na categoria. Em entrevista ao F1.com, ele relembrou os obstáculos que precisou superar em 2022:

Tivemos muitos problemas naquele ano. Ninguém nos apoiava, era apenas eu e meu pai, e não consegui uma vaga na F3. Não fazíamos ideia de como era difícil garantir um lugar. Pensávamos: ‘Ainda é julho, temos tempo’. Mas, de repente, soubemos que a PREMA já estava completa e que a Trident estava quase fechando suas vagas. Foi aí que percebemos que precisávamos agir rápido.”

O apoio de Fernando Alonso

A chance de Bortoleto estrear na Fórmula 3 parecia remota até que um encontro decisivo mudou tudo. Seu pai, durante um evento no Red Bull Ring, conheceu Fernando Alonso, que na época estava à frente da A14 Management, empresa de gerenciamento de jovens talentos.

Fernando já sabia quem eu era, pois eu corria pela equipe dele na Fórmula Regional Europeia da Alpine e havia conquistado bons resultados, como o primeiro pódio e a primeira fila. Nós dois queríamos trabalhar juntos. Ele e sua equipe acreditavam no meu potencial, e eu tinha uma ótima equipe de gestão. Eles entraram em contato com a Trident e, de repente, tudo aconteceu muito rápido. Assinei, ganhei o campeonato, e foi incrível.”

Agora companheiros na Fórmula 1, Bortoleto faz questão de reconhecer a importância de Alonso em sua jornada.

Temos uma relação profissional excelente. Sempre que conversamos, o assunto é corrida. Quando o vejo na pista e tenho dúvidas, ele sempre me ajuda, tanto na F3 quanto na F2. Sou muito grato por todos os conselhos que me deu nesses últimos dois anos. Ele tem sido fundamental para mim, sempre disposto a ensinar e orientar. É incrível tê-lo ao meu lado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.