Quando será oficialmente o retorno da MotoGP ao Brasil?
A MotoGP anunciou na última segunda-feira (17/3) a data do Grande Prêmio do Brasil na temporada 2026. O evento, que marca o retorno da principal categoria do motociclismo ao país após 22 anos, será realizado em 29 de março de 2026. O palco da etapa será o Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, que já sediou provas da MotoGP nos anos 1980.
O anúncio ocorreu durante um evento especial no autódromo para dar início à contagem regressiva de um ano para a corrida. A cerimônia contou com a presença de pilotos do atual grid da MotoGP, como Franco Morbidelli, Luca Marini, Diogo Moreira e Eric Granado, que participaram de exibições demonstrativas e interagiram com o público.
Também estiveram presentes o CEO da Dorna Sports, Carmelo Ezpeleta, e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil).
Histórico da categoria em pistas brasileiras
Ao longo de sua história, a MotoGP já realizou 13 Grandes Prêmios no Brasil. Goiânia recebeu as três primeiras edições, entre 1987 e 1989, antes da mudança para Interlagos em 1992. Entre 1995 e 2004 (com exceção de 1998), a prova foi disputada no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.