Williams e Sauber pegou todo mundo de surpresa com essas mudanças nos carros

As equipes de Fórmula 1 costumam ser cautelosas ao revelar todos os detalhes de seus novos carros antes do início da temporada, o que já era esperado. Isso se deve, principalmente, ao risco de elementos de design serem rapidamente copiados, o que poderia prejudicar aqueles que inovaram primeiro.

Williams e Sauber: Pequenas inovações com grande impacto

Pode parecer que apenas as equipes de ponta introduzem soluções inovadoras e bem organizadas, enquanto as demais apenas seguem seu exemplo. No entanto, muitas vezes ocorre o oposto: as equipes menores precisam encontrar pequenas vantagens competitivas, que acabam sendo analisadas e aprimoradas por times maiores, que possuem mais recursos para levar esses conceitos ainda mais longe.

Williams inova na ponta da asa traseira

A Williams apresentou uma nova abordagem na ponta da asa traseira do FW47 em Melbourne, com um recorte na borda superior dessa seção. O design das extremidades das asas tem sido um dos focos de desenvolvimento das equipes desde o início do atual regulamento técnico, com diversas soluções criadas para otimizar o fluxo de ar.

A Alpine e a Aston Martin foram as pioneiras nesse conceito ao introduzirem pontas “duplas” na asa traseira durante o GP de Mônaco de 2023. Com o tempo, todas as dez equipes adotaram alguma variação desse design.

Embora a versão da Williams não represente uma revolução, sua introdução demonstra que ainda há espaço para refinamentos. Possivelmente por isso, a equipe optou por não exibi-la durante os testes no Bahrein, utilizando uma versão mais convencional. Curiosamente, essa mudança também não foi mencionada no documento de apresentação do carro para a etapa australiana, algo que já aconteceu com outras atualizações menores no passado.

É possível que a Williams continue ajustando esse novo design ao longo das próximas corridas, dependendo das necessidades aerodinâmicas do carro.

Sauber estreia pacote de novidades no C45

O Sauber C45 apareceu na Austrália com um visual significativamente diferente em relação ao que foi visto nos testes no Bahrein. Parte dessa mudança pode estar relacionada à programação da equipe, que possivelmente quis obter dados iniciais sobre o desempenho do pacote antes de introduzir novas peças.

A principal alteração está na asa dianteira, que recebeu um novo layout nos flaps, com mudanças na altura da corda e na geometria da borda de fuga. Além disso, a junção entre a placa final e os flaps foi reformulada, abandonando o design anterior em favor de uma versão mais semelhante ao que outras equipes já utilizam.

Outro ponto que chamou atenção foi o novo design do sidepod. A Sauber introduziu uma protuberância sob a entrada de ar, semelhante ao formato adotado pela McLaren e pela Ferrari, o que pode melhorar a refrigeração e otimizar o fluxo de ar ao redor do carro. Esse conceito pode ser particularmente interessante para outras equipes com layouts semelhantes, como Aston Martin e Haas, que poderiam adaptar a solução à sua própria arquitetura aerodinâmica.

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