Quatro pilotos do atual grid estão no ranking histórico de pontos da Fórmula 1
A atual geração de pilotos da Fórmula 1 figura entre os maiores pontuadores da história do esporte, reflexo tanto da estrutura de distribuição de pontos vigente quanto do desempenho excepcional de alguns competidores.
Três dos campeões mundiais atualmente no grid estão entre os cinco maiores pontuadores da história da F1, enquanto os outros dois se aposentaram recentemente.
Ranking de pontos: onde estão os pilotos atuais na lista histórica?
Desde 2010, a Fórmula 1 adotou um novo sistema de pontuação, ampliando a recompensa por vitória de 10 para 25 pontos. Essa mudança resultou em uma concentração de pilotos contemporâneos entre os maiores pontuadores da categoria.
Fatores como a pontuação estendida para os 10 primeiros colocados, a adição de um ponto extra para a volta mais rápida, a introdução de corridas Sprint e um calendário mais extenso também contribuíram para essa tendência. Além disso, a confiabilidade dos carros aumentou devido a regulamentações mais estáveis e ao foco em sustentabilidade, facilitando a acumulação de pontos.
Por exemplo, em 2000, com apenas 17 etapas no campeonato, os pilotos precisavam terminar entre os seis primeiros para pontuar, enquanto lidavam com motores V10 potentes e pouco eficientes em consumo de combustível e confiabilidade. Isso tornava a conquista de pontos significativamente mais difícil do que nos dias atuais.
Com isso em mente, confira a posição de cada piloto do grid atual no ranking histórico, além dos 10 maiores pontuadores de todos os tempos:
Classificação dos pilotos atuais:
- Liam Lawson – 6
- Oliver Bearman – 7
- Kimi Antonelli – 10
- Yuki Tsunoda – 91
- Alex Albon – 252
- Lance Stroll – 300
- Oscar Piastri – 391
- Pierre Gasly – 437
- Esteban Ocon – 445
- Nico Hulkenberg – 577
- George Russell – 729
- Lando Norris – 1032
- Carlos Sainz – 1272,5
Os 10 maiores pontuadores da história:
10. Charles Leclerc – 1434 A vitória de Leclerc no GP dos Estados Unidos de 2024 o colocou no top 10, ultrapassando Daniel Ricciardo. Desde sua estreia na Sauber em 2018, ele tem acumulado pontos de forma consistente e pode subir ainda mais na lista com uma boa temporada na Ferrari.
9. Michael Schumacher – 1566 Sete vezes campeão mundial, Schumacher competiu a maior parte de sua carreira sob o antigo sistema de pontuação. Caso tivesse corrido sob o modelo atual, estima-se que teria somado 4660,2 pontos, ficando atrás apenas de Lewis Hamilton.
8. Nico Rosberg – 1594,5 Rosberg, campeão de 2016, pilotou a maior parte de sua carreira no sistema de pontuação revisado. Seu desempenho na Mercedes o colocou à frente de Schumacher, mostrando o impacto das mudanças nas regras de pontuação.
7. Sergio Pérez – 1638 Com mais de uma década na F1, Pérez ultrapassou Schumacher no início da temporada de 2024 e deve continuar subindo no ranking, principalmente se mantiver um desempenho forte na Red Bull.
6. Valtteri Bottas – 1797 Substituto de Rosberg na Mercedes, Bottas desempenhou um papel fundamental nos títulos da equipe entre 2017 e 2021. Agora na Stake F1, busca manter sua posição entre os maiores pontuadores.
5. Kimi Räikkönen – 1873 O campeão de 2007 dividiu sua carreira entre os dois sistemas de pontuação. Caso tivesse corrido inteiramente sob o modelo atual, teria encerrado sua trajetória com 3043 pontos.
4. Fernando Alonso – 2337 Alonso segue acumulando pontos com a Aston Martin. Apesar da longevidade na F1, é improvável que alcance Max Verstappen, que já o ultrapassou.
3. Max Verstappen – 3041,5 O tricampeão mundial correu toda a sua carreira no novo sistema de pontuação e continua subindo nas estatísticas históricas, consolidando-se entre os maiores pontuadores da Fórmula 1.
2. Sebastian Vettel – 3098 Quatro vezes campeão, Vettel acumulou pontos rapidamente no início do novo sistema. Caso toda sua carreira tivesse ocorrido sob esse modelo, teria somado 3409,6 pontos.
1. Lewis Hamilton – 4862,5 O maior pontuador da história da F1, Hamilton construiu uma carreira marcada por consistência e maximização de resultados. Com a maior parte de sua trajetória ocorrendo sob o novo sistema, ele consolidou seu domínio na categoria e dificilmente será superado no curto prazo.