FIA reconheceu conquista e Nelson Piquet passou a ter 4 títulos mundiais
O piloto Nelson Piquet é um dos maiores nomes da história do automobilismo brasileiro. Tricampeão na Fórmula 1, o profissional chegou à glória em 1981, 1983 e 1987. No entanto, conforme confirmação da FIA, ele passa a ter quatro títulos mundiais na carreira.
O primeiro título de Nelson Piquet, em 1981, ocorreu com três vitórias em um campeonato equilibrado. Na etapa decisiva, nos Estados Unidos, o brasileiro superou dores no pescoço, chegou em quinto e conquistou o Mundial por um ponto de diferença.
Depois de duas temporadas, Piquet chegou ao bi no GP da África do Sul em 1983. O piloto assumiu a liderança depois da largada e abriu vantagem para os adversários. O brasileiro foi campeão por dois pontos de vantagem sobre Alain Prost.
O ‘último título’ do piloto ocorreu em 1987, com briga apertada entre Piquet, Mansell, Senna e Prost. Ao longo da temporada, Piquet acumulou 12 pontos sobre o companheiro Mansell e garantiu o tri em Suzuka, quando o inglês não disputou o GP do Japão em razão de um acidente.
Nelson Piquet confirma quarto título
O piloto Nelson Piquet ainda garantiu mais um título mundial em 1986, quando era piloto da Williams. Na ocasião, a equipe tornou-se tricampeã de construtores da Fórmula 1, com o FW11, pilotado por Mansell e Piquet. Desta forma, o brasileiro confirmou seu quarto título mundial na modalidade, tornando-se um dos principais nomes da competição.
Confira quem são os maiores campeões da Fórmula 1 (desconsiderando os construtores):
- Michael Schumacher: 7 títulos
- Lewis Hamilton: 7 títulos
- Juan Manuel Fangio: 5 títulos
- Alain Prost, Max Verstappen e Sebastian Vettel: 4 títulos
- Jack Brabham, Jackie Stewart, Niki Lauda, Ayrton Senna, Nelson Piquet: 3 títulos