Ferrari é convocada pela FIA por suposta violação de regra
A Ferrari foi convocada pela FIA por conta de suposta violação de regra nos treinos que antecedem o Grande Prêmio do Japão. O ato teria sido cometido pelo piloto Lewis Hamilton e também contou com um aviso para a Aston Martin, em razão de Lance Stroll.
A Ferrari foi para a sala dos comissários após sua dupla desclassificação no Grande Prêmio da China. Embora não houvesse uma punição semelhante a ser aplicada pela violação durante o treino, a equipe teve que se explicar pelo motivo da suposta infração nos treinos.
A FIA convocou a Ferrari por uma suposta violação do artigo 12.2.1.i do Código Esportivo Internacional (ISC) e não conformidade com a Nota de Evento do Diretor de Corrida (item 11, documento 4), relacionada a uma largada de treino realizada por Lewis Hamilton.
“O carro 44 [Hamilton] ultrapassou vários carros na Fast Lane enquanto atravessava a Pit Lane para a área de largada de treino”, divulgaram os comissários, que deram um aviso a Hamilton e à Ferrari pelo não cumprimento das regras pré-definidas na Fórmula 1.
Assim como a Ferrari, Aston Martin também recebe aviso da FIA
A Aston Martin foi intimada por supostamente ter cometido a mesma violação referente à não conformidade com as notas dos Diretores de Corrida. A violação das regras foi sobre uma largada de treino para Lance Stroll, imediatamente após uma paralisação por bandeira vermelha, quando ele assumiu posição no Pit Lane ao ultrapassar carros na fila.
O Artigo 12.2.1.i do Código Esportivo Internacional destaca que os competidores devem seguir as instruções definidas pelo Diretor de Corrida para situações específicas. Isso significa que tanto os pilotos quanto as equipes violaram o ISC e as notas dos diretores.