FIA fez análise e encontrou solução para diminuir número de Safety Car na Fórmula 1

A FIA encontrou uma solução para diminuir as intervenções do Safety Car na Fórmula 1. A entidade fez uma análise aprofundada sobre todas as entradas na temporada de 2024 e descobriu um número alto de movimentos que poderiam ter sido evitados.

A FIA autorizou a entrada do Safety Car na pista em diversas ocasiões no ano passado. A intenção é por permitir a retirada de carros forçados a abandonar após paradas em pontos da pista que exigem paralisação da corrida. Com isso, é possível ocorrer a movimentação segura para o automóvel.

Contudo, após uma análise aprofundada, a FIA percebeu um número alto de entradas que poderiam ter sido evitadas caso os pilotos tivessem parado seus carros em uma área estratégica da pista. Desta forma, é possível que haja uma nova recomendação para diminuir a entrada do Safety Car.

Por conta do acontecimento, a federação decidiu incluir um mapa detalhado para pilotos e equipes na documentação pré-corrida de cada evento. Com isso, eles indicam visualmente os melhores pontos do circuito para estacionar o carro sem causar um Safety Car.

FIA pretende diminuir o Safety Car na Fórmula 1

A iniciativa foi testada não oficialmente na China pela primeira vez e visa exemplificar a vida dos pilotos do Grande Prêmio. Agora, foram detalhados os pontos específicos onde as barreiras têm aberturas grandes o suficiente para permitir a passagem de um carro. As áreas também terão marcadores laranja de dois metros para aumentar a visibilidade dos pontos.

Esse é o primeiro passo para que haja um maior refinamento do mecanismo, que poderá integrar a informação no software das equipes em um futuro próximo. No entanto, a entidade pontua a necessidade de tempo para que a medida possa ser detalhada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.