Oficial: Kimi Antonelli não pode dirigir carro da Mercedes
O piloto Kimi Antonelli recebeu as chaves do seu novo carro, o Mercedes AMG GT 63 S, avaliado em R$ 1.697.900 no Brasil. O profissional recebeu o automóvel após se juntar à equipe para a temporada de 2025. No entanto, embora goste da ideia de dar uma volta com o veículo, o jovem de 18 anos não poderá dirigi-lo em casa por mais três anos.
Apesar de pilotar uma máquina com o desempenho que supera os carros de estrada, Antonelli não pode dirigi-lo legalmente nas estradas da Itália até 2018. O piloto completou 18 anos em agosto passado e só passou a ter carteira de motorista em janeiro deste ano.
A questão segue o código de trânsito da Itália, que entrou em vigor em dezembro de 2024. Elas proíbem que novos motoristas dirijam veículos com mais de 75 kW por tonelada durante os três primeiros anos de sua habilitação.
O Mercedes tem 430 kW por tonelada, portanto está um pouco acima da medida. Anteriormente, os motoristas só precisavam esperar um ano para que a restrição fosse suspensa. Antonelli, então, não poderá dirigir seu automóvel em vias públicas.
Por enquanto, o carro ficará na garagem, apesar de ele ser o piloto que ocupa o quinto lugar na classificação da Fórmula 1. Substituto de Lewis Hamilton na Mercedes, o jovem italiano vem apresentando um bom desempenho em sua temporada de estreia.
Kimi Antonelli surpreende na Mercedes
Antonelli conquistou 30 pontos nos três primeiros finais de semana de corrida. A austrália foi o local em que ele mais surpreendeu, já que se classificou em 16º lugar depois de sofrer danos no assoalho, mas terminando em quarto lugar em uma sessão chuvosa.
Na China e Japão, a sua habilidade ficou ainda mais comprovada, com ele terminando em sexto lugar em ambas as corridas. “Acho que sempre soubemos de seu potencial desde que ele era criança. Ele se sai bem sob pressão”, disse Toto Wolff, chefe de equipe da Mercedes.