Fórmula 1 pode ter novo circuito no calendário após 2027: saiba onde
A Fórmula 1 receberá a etapa em Jeddah, atual sede do Grande Prêmio na Arábia Saudita, até 2027 ou 2028. Em meio à isso, um novo circuito vem sendo construído no país do Oriente Médio, em Qiddiya, sendo projetado para receber megaeventos turísticos.
Em entrevista ao portal The Race, o presidente da Saudi Motorsport Company, o príncipe Khalid bin Sultan Al-Abdullah Al-Faisal, revelou que a pista em Qiddiya ficará pronta em 2027. No entanto, a estreia na Fórmula 1 ainda depende de outros questões.
“A pista [em Qiddiya] ficará pronta em 2027, então será determinado pelos outros projetos ao redor [em termos de] se você vai terminar a tempo ou se haverá, [porque] às vezes, nesses megaprojetos, há atrasos”, disse o príncipe.
Apesar do desejo de receber o circuito da Arábia Saudita em Qiddiya, Al-Faisal afirma que não existe pressa para sair de Jeddah. Caso tudo ocorra bem, a transferência entre as pistas será realizada em 2027 ou, caso haja algum tipo de atraso, em 2028.
“Não estamos com pressa para sair de Jeddah. Se tudo correr bem e nos sentirmos confortáveis, e a F1 se sentir confortável indo para lá, achamos que não antes de 2027, então estamos pensando em 2028, talvez 2029. Mas, no próximo ano, teremos um melhor entendimento de quando exatamente poderemos ir para lá”, salientou o presidente da Saudi Motorsport Company.
Fórmula 1 terá dois circuitos na Arábia Saudita?
A Arábia Saudita está ciente de que só poderá contar com um circuito na Fórmula 1, mas o príncipe Khalid afirma que ainda é muito cedo para tomar alguma decisão. Ele não descarta a possibilidade de que haja um rodízio entre as pistas com o passar dos anos.
“Ter duas corridas ou alternar entre Qiddiya e Jeddah, é muito cedo para discutir. Nosso foco principal agora é aproveitar o que resta em Jeddah e aguardar ansiosamente a mudança para as novas instalações em Qiddiya e levar as coisas adiante a partir daí, quando chegarmos a esse ponto. Mas ainda é muito cedo, não temos nada planejado”, salientou o dirigente.