Aston Martin resolve mandar a REAL e confirma rumor envolvendo Adrian Newey
O chefe da Aston Martin, Andy Cowell, confirmou os boatos recentes de que Adrian Newey deixou o carro da atual temporada de lado e está focado no modelo da Fórmula 1 de 2026. O ex-diretor técnico da Red Bull não teve participação no design do AMR25, que teve um início de ano ruim.
Lance Stroll conquistou pontos na Austrália e na China, mas o carro não vem apresentando bom desempenho. Fernando Alonso está sem pontos após quatro corridas na temporada e ruma com preocupação para o fim de semana na Arábia Saudita.
Diante da experiência de Newey em projetar carros vencedores, a possibilidade de que ele analise o AMR25 em busca de possíveis melhorias foi levantada. No entanto, Cowell rejeitou a ideia e insiste para que suas atenções estejam voltadas para a reforma de 2026.
“100% do tempo de design de Adrian é para 2026. Ele entrou em março, então houve um período para ele se familiarizar com os regulamentos e com o trabalho conceitual que estávamos fazendo nos meses anteriores”, disse Cowell à imprensa, em Jeddah.
“Há alguns prazos rígidos a cumprir para a divulgação de detalhes do monocoque e detalhes da transmissão. Os carros estão sendo antecipados para a temporada de 2026, com o teste no final de janeiro. Preparar um carro para esse ponto requer decisões um pouco mais antecipadas, e claramente tudo é novo, e não há nenhuma transferência”, afirma Cowell.
Cowell explica foco da Ason Martin com Adrian Newey
O engenheiro Adrian Newey está com as atenções completamente voltadas para a temporada de 2026 e não demonstra preocupação com o desempenho do carro na atual temporada. A questão gera incertezas nos bastidores, porém a Aston Martin não arreda o pé sobre a decisão.
“Há muito trabalho lá e Adrian tem se concentrado apenas nisso. Adrian precisa entender as ferramentas que temos, a fidelidade dessas ferramentas e a precisão com que elas preveem o que vai acontecer na pista de corrida, em vez de qualquer aspecto direto de desempenho do carro de 2025”, disparou Cowell.