Carro usado pelo Papa Francisco no Brasil tem valor difícil de acreditar

O Papa Francisco faleceu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, em Roma. Em seus 12 anos como pontífice, fez apenas uma visita ao Brasil. Ocorreu em julho de 2013, durante a Jornada Mundial da Juventude. Na ocasião, o argentino usou os ensinamentos da Companhia de Jesus e tinha a intenção de adotar uma postura de simplicidade.

A situação se refletiu no carro usado para seus deslocamentos no país. Ao invés de usar um veículo de luxo blindado, conforme sugerido originalmente, Papa Francisco preferiu ser transportado com um modesto Fiat Idea 1.6 Essence 2012. O modelo era de propriedade da própria FCA (como se chamava a Stellantis na época) e não tinha nenhuma preparação especial.

De acordo com a Fiat, o Idea foi o ferecido após uma análise do perfil da autoridade religiosa. O Papa queria ser visto pelos fiéis, conforme informado pela fabricante. Com isso, escolheram o monovolume por conta das janelas amplas e do espaço traseiro.

O desejo de Francisco foi atendido com sucesso. Além disso, o motorista oficial errou o caminho e foi parar em um trecho lotado de fiéis na Avenida Presidente Vargas. Isso permitiu que centenas de pessoas pudessem se aproximar do Idea, tendo ainda mais contato com o Papa.

“Por causa disso, o carro sofreu pequenas avarias na lataria, que estão até hoje no veículo”, afirmou a assessoria da Stellantis na época. O fato de o Papa ter circulado pelo Brasil com um veículo popular acabou tendo repercussão no mundo inteiro.

Confira o valor do carro usado por Papa Francisco

De acordo com a montadora, o veículo está armazenado em condições de rodagem, com alguns amassados. Atualmente, um Fiat Idea Essence 1.6 2012 custa R$ 28.894 na Tabela Fipe. O monovolume vinha equipeado com motor 1.6 E.torQ aspirado flex, de quatro cilindros e 16 válvulas, capaz de render até 117 cv de potência e 16,8 kgfm de torque.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.