Ex-chefão da Fórmula 1 defende punição pesada para Max Verstappen
O piloto Max Verstappen poderia ter sofrido uma punição de drive-through no Grande Prêmio da Arábia Saudita. A informação foi revelada pelo ex-chefe da Fórmula 1, Gian Carlo Minardi, que destaca que os comissários decidiram pegar leve com o holandês.
Verstappen foi penalizado em cinco segundos pelos fiscais da Fórmula 1 por ultrapassar Oscar Piastri fora da pista na Curva 1, durante a volta 1. O piloto tomou a decisão após sentir que a McLaren o forçou a sair da pista e passar pela área de escape.
O incidente polêmico aconteceu na primeira volta, os comissários atenuaram a punição do piloto e aplicaram uma punição de cinco segundos (o normal seriam 10 segundos). O holandês acabou perdendo a corrida para Piastri por 2,8s após cumprir a punição no pit stop.
Minardi acredita que os comissários foram muito tranquilos com o piloto da Red Bull. “Acredito que cinco segundos são muito pouco considerando a vantagem obtida com suas ações, e também porque elas ocorreram no início da corrida”, disse o ex-chefe da F1.
“Ele teve bastante tempo para se recuperar, cruzando a linha de chegada em segundo lugar, 2,8s à frente de Piastri. Um drive-through teria sido mais consistente”, disse.
Max Verstappen se safou de punição na Fórmula 1
O drive-through é uma punição aplicada aos pilotos que descumprem regras durante a Fórmula 1. Durante o ocorrido, os pilotos devem entrar no box seguindo os limites de velocidade e depois voltar para a prova, sem precisar parar o carro.
Os comissários da Fórmula 1, contudo, consideraram que Max Verstappen não precisaria cumprir a punição, por mais que tenha ultrapassado Piastri na primeira volta.