Site revelou “favorecimento” recebido por Ayrton Senna nos tempos de Fórmula 1
Ídolo da Fórmula 1, Ayrton Senna foi o piloto mais favorecido pelo motor na época de ouro da modalidade, entre 1968 e 1996. Alain Prost foi o que recebeu maior ajuda do chassi no mesmo período. Considerando o carro completo, os líderes da lista – criada por site especializado – são Prost, Senna e Niki Lauda.
O fator chassi foi responsável por 62,7% das 51 vitórias de Prost, enquanto o fator motor esteve presente em 74,7% das vitórias de Senna. A época de ouro da Fórmula 1 teve exatamente 435 corridas disputadas entre o GP da Espanha de 1968 e o GP do Japão em 1996.
As estatísticas foram divulgadas no site Terra, mas se desmembraram inicialmente em um capítulo do livro Jornalismo Esportivo no Brasil – Volume 2, publicado em 2020, com organização de três pesquisadores da USP: Luciano Maluly, Rafael Venâncio e Gustavo Longo.
O capítulo sobre automobilismo dividiu a Fórmula 1 em quatro grandes fases, reunindo sete períodos. As temporadas analisadas fazem parte da Fase 3, que teve três períodos. A lista considera o fator chassi e o fator motor, enquanto o conjunto se refere ao fator carro.
As quatro grandes fases da Fórmula 1 são:
- Fase 1: 1950 a 1957 (campeonato de pilotos)
- Fase 2: 1958 a 1968 (domínio dos garagistas)
- Fase 3: 1968 a 1996 (grandes patrocínios)
- Fase 4: 1997 a 2020 (poder das montadoras)
Ayrton Senna teve grande favorecimento na Fórmula 1
O quadro levantado pelos pesquisadores mostra que Ayrton Senna foi o mais beneficiado quanto aos motores, com 75% de benefício no fator motor. O automobilista menos favorecido pelo fator chassi foi Jackie Stewart – apesar de ter 25 vitórias e 27 primeiros lugares.