Alain Prost colocou dinheiro na mesa e conseguiu comprar equipe da Fórmula 1

O ex-piloto Alain Prost fez um grande investimento para comprar uma equipe da Fórmula 1. A situação se desencadeou em 1997, quando o automobilista concluiu a aquisição da Ligier, que passou a se chamar Prost Grand Prix. No acordo, ele passou a comandar 100% da escuderia.

O orçamento inicial da Prost Grand Prix era de cerca de 300 milhões de francos (US$ 60 milhões). O nome oficial da escuderia era Prost-Gaulouises Blondes – marca francesa de cigarros que patrocina a equipe desde o ano passado.

Os principais parceiros de Prost na empreitada eram os responsáveis pela sociedade nacional de produtores de Tabaco e o Canal Plus. Os novos carros da escuderia, pilotados pelo francês Olivier Panis e o japonês Shinji Nakano, e disputaram o campeonato de 19 com os motores Mugen-Honda.

A partir de 98, os carros foram equipados com motores V-10 Peugeot, por um período de pelo menos três anos, segundo Jacques Calvet, presidente do grupo Peugeot-Citroen. A Peugeot, que estreou na Fórmula 1 em 1994, é a atual fornecedora de motores para a escuderia Jordan.

Equipe de Alain Prost não teve sucesso na Fórmula 1

A equipe de Alain Prost teve um início promissor na Fórmula 1, porém apresentou uma queda de desempenho considerável pouco tempo depois. O ex-piloto francês não obteve resultados significativos e, no começo de 2002, as dívidas estavam altas.

A equipe de Alain Prost entrou em falência e um consórcio liderado pela Phoenix Finance adquiriu o espólio da equipe e tentou se inscrever utilizando carros adquiridos da Arrows. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) não aceitou a manobra e a equipe acabou por ali.

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