Irmão de antigo chefão da Fórmula 1 é preso em posse de grande quantia de dinheiro
O irmão do ex-chefe da Alpine F1, Oliver Oakes, foi preso ao ser acusado por transferência de propriedade criminosa. O dirigente renunciou ao cargo na equipe na última terça (6), enquanto seu irmão, William, foi aprisionado após ser sancionado.
William continua preso e estava de posse de uma grande quantia de dinheiro quando foi preso na área de Silverstone Park, de acordo com a polícia. Um porta-voz da Polícia teceu comentários sobre o momento em que o irmão de Oakes saiu preso.
“William Oakes, 31, de Rugby, foi acusado de transferência de propriedade criminosa na sexta-feira, 2 de maio, após ser parado na área de Silverstone Park, em Northamptonshire, na quinta-feira, 1º de maio de 2025, portando uma grande quantia em dinheiro. Ele compareceu ao Tribunal de Magistrados de Northampton no sábado, 3 de maio, e permaneceu em prisão preventiva”, divulgou o porta-voz.
Ele foi listado como diretor da Hitech Grand Prix na Companies House, empresa da qual Oliver assumiu total propriedade antes da invasão da Ucrânia pela Rússia. Pouco antes da invasão, 75% da empresa era de propriedade do oligarca russo Dmitry Mazepin, pai do ex-piloto de F1 da Haas, Nikita.
Quando a situação começou no leste europeu, Oliver formou uma nova empresa, a Hitech Global Holdings Ltd, em 11 de março de 2022. A nova empresa foi formada para assumir o controle das ações de Dmitry, que foi sancionado pela União Europeia.
Oliver Oakes se afasta da Fórmula 1 após problema do irmão
Oliver Oakes chegou a ser questionado sobre a situação do irmão, porém optou por não esclarecer detalhes sobre a prisão. Ele está afastado da Fórmula 1 e se coloca à disposição para tentar ajudar William, que segue encarcerado por conta da acusação.