Oliver Bearman mal começou na Fórmula 1 e já encerrou ciclo na categoria
Oliver Bearman quebrou um ciclo ao ser notificado com a informação de que recebeu uma punição de 10 posições no grid, durante o segundo treino livre do GP de Mônaco. A sanção aplicada para o piloto é considerada histórica, já que geralmente só é aplicada a quem faz troca de componentes excedendo o limite máximo imposto no regulamento.
Normalmente, mudanças a mais na unidade de potência, câmbio e sistemas eletrônicos são responsáveis por fazer que o piloto caia tantas posições. A última vez que tinha isso acontecido foi no GP da Bélgica de 2024, quando Max Verstappen introduziu a quinta unidade de potência da temporada – superando as quatro unidades impostas no regulamento da FIA.
É por esse motivo que a penalização de Bearman se torna histórica: não há registros em mais de uma década de outros pilotos sendo punidos em 10 posições no grid de largada (sem ser por troca de componentes). A última vez que isso aconteceu foi em 2012, em Mônaco.
Na ocasião, Pastor Maldonado, da Williams, colidiu com Sergio Pérez. Os comissários entenderam que a batida era evitável e o puniram por conduta antidesportiva. No caso de Berman, o britânico foi notificado por ter ultrapassado Carlos Sainz em regime de bandeira vermelha.
Desta forma, Oliver Bearman está encerrando um ciclo histórico na categoria. Ele encerra a ausência de uma punição que havia sido aplicada pela última vez em 2012.
FIA bate o martelo osbre Oliver Bearman na Fórmula 1
Confira a decisão da FIA em torno de Oliver Berman:
“Bem antes da ultrapassagem, a sessão havia sido sinalizada com bandeira vermelha. A equipe informou o piloto bem tarde, pouco antes da ultrapassagem. No entanto, fica claro pelas
imagens de vídeo que havia um painel luminoso diretamente à frente do piloto que mostrava
a bandeira vermelha; e o painel também indicava a bandeira vermelha bem antes da ultrapassagem
ocorrer.O regulamento exige que os pilotos reduzam a velocidade “imediatamente” e retornem lentamente
aos seus respectivos boxes (Artigo 2.5.4.1 b)). O mesmo regulamento alerta os pilotos
sobre o fato de que, em uma situação de bandeira vermelha, “ultrapassar é proibido” e que os pilotos devem
“lembrar que veículos de corrida e de serviço podem estar na pista…”.O piloto alegou ter visto as bandeiras vermelhas, mas decidiu não reduzir a velocidade abruptamente
porque sentiu que reduzir a velocidade abruptamente teria sido mais perigoso e que
o que ele fez foi uma maneira mais segura de lidar com a situação.Discordamos de sua decisão de não tomar medidas para reduzir a velocidade o suficiente para evitar
ultrapassar outro carro e, em vez disso, retornar lentamente aos boxes, conforme necessário.
O propósito de exigir que os pilotos reduzam a velocidade imediatamente é a segurança – eles
não saberão o que está à sua frente ou o motivo da bandeira vermelha ser mostrada. Isso
é particularmente verdade em uma pista como Mônaco.
Nessas circunstâncias, não há fator atenuante para o fato de ele ter ultrapassado um carro
sob bandeira vermelha e, portanto, impusemos uma penalidade de perda de 10 posições no grid da corrida e dois pontos de penalidade.”