Ex-piloto traz nova ideia para “salvar” o GP de Mônaco na Fórmula 1
Mesmo após o final da semana, o GP de Mônaco segue sendo debatido na Fórmula 1. O ex-piloto Ralf Schumacher acredita que o circuito está próximo do fim, já que os fãs não aceitam mais a postura que vem sendo percebida nos últimos anos.
No ano passado, corrida nas ruas de Monte Carlo foi concluída após 78 voltas, com os 10 primeiros colocados no grid, sem nenhuma mudança de posição. Isso porque os pilotos tiveram a oportunidade de trocar pneus gratuitamente durante uma bandeira vermelha.
Para evitar isso, a Fórmula 1 implementou uma estratégia obrigatória de duas paradas, mas falhou. Isso desacelerou a corrida, já que as equipes Racing Bulls e Williams usaram seu segundo piloto na pista para dar ré nos carros de trás, abrindo espaço para o companheiro parar nos boxes.
Schumacher afirma que os acontecimentos recentes podem atrapalhar a continuidade do GP. “Se isso continuar, em algum momento isso significará o fim do Grande Prêmio, porque os espectadores não aceitarão mais isso. Uma corrida como essa não deve acontecer novamente“, disse.
Schumacher sugere mudança em Mônaco na Fórmula 1
O ex-piloto Ralf Schumacher destaca que a Fórmula 1 precisa trazer novidades em Monte Carlo. “Claro, o melhor seria se você pudesse criar uma oportunidade de ultrapassagem, talvez você realmente tenha que gastar muito dinheiro, uma área precisa ser drenada – em algum momento isso vai mudar”.
Outra mudança abordada seria impedir que os pilotos diminuam a velocidade em Mônaco, evitando o que foi feito com as equipes Racing Bulls e Williams. No entanto, até o momento, a Fórmula 1 não fez qualquer tipo de anúncio envolvendo a questão.
A expectativa é de que a principal categoria do automobilismo possa trazer alterações no próximo ano. O entendimento é de que não é possível continuar desta forma para 2026.