Confirmado pela FIA: Hamilton não lidera quesito de vitórias na F1
Ao longo da história, os pilotos da F1 atingiram feitos impressionantes e ganharam o carinho dos fãs. É difícil, portanto, medir a grandeza dos profissionais que fazem parte do esporte. Isso porque várias ressalvas e exceções precisam ser levadas em consideração no comparativo. Inclusive, a questão tem influência sobre o desempenho de Lewis Hamilton.
O britânico até pode ter vencido o maior número de corridas na Fórmula 1, mas conforme o esporte foi se distanciando de suas raízes, o talento dos campeões precisa ser considerado. Desta forma, Lewis Hamilton não aparece no topo do ranking de vitórias da F1.
O britânico é ‘apenas’ o sexto piloto com a maior taxa de vitórias em circuitos na Fórmula 1. Vale ressaltar, ainda, que os pilotos Lee Wallard e Bill Vukovich foram excluídos da contagem, já que apenas triunfaram nas 500 Milhas de Indianápolis (quando estava no calendário da F1).
O líder do ranking de vitórias na Fórmula 1 é Juan Manuel Fangio, com aproveitamento de 47,06%. O automobilista é considerado por muitos como o maior de todos os tempos. A taxa de vitórias é a maior comprovação de que ele é um dos maiores da categoria.
Lewis Hamilton não lidera vitórias na F1
O piloto Lewis Hamilton tem um percentual de vitórias de 28,69% na Fórmula 1. O automobilista apresentou um domínio impressionante na Mercedes e, durante a era híbrida, ele praticamente liderou a categoria em todos os períodos.
O bom desempenho foi explicado pelo portal PlanetF1:
O domínio sem precedentes da Mercedes na era híbrida foi implacavelmente liderado por Lewis Hamilton, que não poupou esforços para conquistar vitória após vitória.
A estrela nascida em Stevenage não conseguiu vencer um Grande Prêmio pela primeira vez em toda sua carreira na Fórmula 1 em 2022, tendo feito isso todos os anos desde sua incrível estreia na McLaren em 2007.
Tendo quebrado o recorde de Schumacher no Grande Prêmio em 2020 e mais tarde se tornado o primeiro homem a ultrapassar a barreira das 100 vitórias, Hamilton não demonstrou intenção de parar com 104 vitórias, finalmente somando-as à sua 103ª após uma excelente campanha para vencer o Grande Prêmio da Grã-Bretanha de 2024.