Confirmado: Lando Norris é afastado da McLaren
A McLaren fez um anúncio que envolve a participação de Alex Dunne na primeira sessão de treinos livres de F1 no Grande Prêmio da Áustria. O piloto, que atualmente lidera o campeonato de F2, substituirá Lando Norris na prova com duração de 60 minutos.
Dunne faz parte do programa júnior da McLaren desde o ano passado e teve seu primeiro contato com um carro de F1 em maio do mês passado. Ele pilotou o MCL60 em Zandvoort – enquanto se preparava para a sua estreia neste fim de semana.
O jovem de 19 anos vive a expectativa de ser o primeiro irlandês a participar de um Grande Prêmio desde 2003. “É uma oportunidade incrível poder pilotar durante o TL1 na Áustria. Estou realmente ansioso para dar algumas voltas ao volante do MCL39“, disse.
A entrada de Dunne marcará a primeira vez que a McLaren dará experiência a um novato nesta temporada. O jovem vai assumir a vaga de Lando Norris, que vem brigando pelo título de pilotos da F1 com o companheiro Oscar Piastri.
Vale ressaltar que cada equipe da Fórmula 1 é obrigada a conceder quatro sessões de treinos para um piloto novato ao longo da temporada. O número é o dobro do exigido em relação ao ano passado. A McLaren ainda terá que fazer três movimentações desse tipo.
Dunne assume vaga de Norris na McLaren
O piloto Alex Dunne não esconde a felicidade por receber uma oportunidade na McLaren. O carro da equipe vem sendo considerado o melhor modelo nesta temporada da Fórmula 1 e é responsável direto pela liderança no campeonato de construtores.
“Estou me preparando bem para as sessões, participando de testes de carros anteriores no MCL60 e passando um tempo no simulador. […] É um grande passo no meu desenvolvimento com o Programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren, e estou muito animado para me juntar à equipe na pista”, disse Dunne.