Para surpresa dos fãs, relíquia da carreira de Ayrton Senna reapareceu em pleno 2025
O último carro pilotado por Ayrton Senna em sua passagem pela Toleman, sua equipe de estreia na Fórmula 1 em 1984, voltou às pistas após 30 anos. O quinto chassi do TG184 estava escondido em uma oficina de Buenos Aires, na Argentina.
O monoposto da despedida do tricampeão na Toleman correu pela última vez em Portugal, no ano de 1984. O modelo pôde voltar ao asfalto no Autódromo de Buenos Aires, em um evento privado. A informação foi revelada por Carlos Cristófalo ao Motorsport Network.
O carro do ano de estreia de Ayrton Senna esteve em uma exposição privada onde o carro foi pilotado por vários pilotos. Pela Toleman, o brasileiro garantiu três pódios, incluindo um segundo lugar em Mônaco. O chassi 5 foi a despedida do piloto antes de ir para Lotus.
O TG184 foi encontrado inicialmente em uma concessionária especializada de carros de corrida históricos, em Miami, nos Estados Unidos, em 1994. Um colecionador argentino negociou a compra e garantiu a importação para a Argentina – um dia após o acidente que vitimou Senna.
Apesar da aquisição, o monoposto não funcionava, já que restava a maioria dos componentes mecânicos. Após 30 anos, em uma oficina de Buenos Aires, a empresa Zackspeed fez a restauração e manutenção do modelo para que pudesse voltar as pistas.
Carro de Ayrton Senna se fez presente nas pistas
Os testes sobre o carro foram realizados no El Kilómetro, a reta mais longa de Gálvez. O carro foi pilotado por pilotos como Gustavo Granelli e Francisco “Paquito” Mayorga. A informação foi revelada pela modelo Carola del Bianco, publicando fotos em suas redes sociais.
O TG184 também serviu de inspiração para que a série de Ayrton Senna na Netflix pudesse recriar os carros da época. Uma equipe se fez presente na Argentina para avaliar o modelo.