Três campeões mundiais que foram banidos na Fórmula 1
O piloto Max Verstappen está mais aliviado após diminuir a quantidade de pontos de penalidade em sua superlicença após o GP da Áustria. O automobilista contabiliza a remoção de dois pontos, já que o prazo estipulado expirou ao final de junho.
No entanto, o atual campeão mundial ainda lida com a possibilidade de ficar proibido em uma corrida, contabilizando nove pontos em sua licença. A última vez que recebeu uma punição foi no GP da Espanha, quando se envolveu em colisão com George Russell.
Verstappen recebeu três pontos em sua última penalidade abordada pelos comissários. O número o elevou para 11 pontos em um período de 12 meses, sendo que 12 são necessários para sofrer uma suspensão automática de uma corrida.
O piloto, contudo, está ciente de que dois pontos foram expirados em 30 de junho, logo após o GP da Áustria. Com isso, o campeão mundial ficou mais tranquilo e terá mais liberdade para as próximas corridas no segundo semestre da Fórmula 1.
Vale ressaltar que Verstappen ainda pode se juntar a uma seleta lista de campeões mundiais que foram banidos de corridas. Michael Schumacher, Nigel Mansel e Mika Haikkonen já foram suspensos na Fórmula 1 (antes de se tornarem vencedores na categoria).
Max Verstappen sofre punição na Fórmula 1
Confira todos os nove pontos de penalidade de Max Verstappen:
- Dois pontos – expiram em 27 de outubro de 2025. Por forçar Lando Norris a sair da pista durante o GP da Cidade do México de 2024.
- Um ponto – expira em 1º de novembro de 2025. Por estar abaixo do delta mínimo do VSC no sprint do GP de São Paulo.
- Um ponto – expira em 1º de dezembro de 2025. Por dirigir desnecessariamente devagar na volta de resfriamento de qualificação no GP do Catar.
- Dois pontos – expiram em 8 de dezembro de 2025. Por causar uma colisão com Oscar Piastri no GP de Abu Dhabi de 2024.
- Três pontos – expiram em 1º de junho de 2026. Por causar uma colisão com George Russell no GP da Espanha de 2025.