F1: pontos de Max Verstappen são tirados da Superlicença
O piloto Max Verstappen ficou próximo de atingir o limite de pontos de penalidade na licença da Fórmula 1. O holandês estava com 11 pontos até o final de junho e teve que se conter para não chegar aos 12. Caso ele atingisse a marca, seria banido por uma corrida na F1.
Após o período complicado, o automobilista foi notificado com a informação de que dois de seus pontos foram tirados da Superlicença. Os pontos foram expirados em 30 de junho e, diante disso, Max Verstappen terá nove pontos na carteira até outubro.
Apesar da diminuição, o piloto precisa manter a atenção para que não possa atingir o limite até o fim do prazo estipulado. Ele é o nome mais próximo de ser punido entre todos os integrantes do atual grid da F1, ficando na frente de nomes como Liam Lawson e Lance Stroll.
Vale ressaltar que os pontos na Superlicença da FIA vão sempre evoluindo à medida que novas penalidades são adicionadas. As do ano anterior expiram no período de 365 dias e, com isso, os pilotos precisam tomar cuidado para não sofrer o banimento.
Max Verstappen atinge marca na F1
Após perder dois pontos no GP da Áustria, Max Verstappen segue com nove e só verá seus próximos pontos expirando em 27 de outubro. Confira quais são e onde foram adquiridos os pontos ativos do piloto holandês da Red Bull:
- Dois pontos: expiram em 27 de outubro de 2025. Eles foram concedidos por forçar Lando Norris a sair da pista durante o Grande Prêmio da Cidade do México de 2024.
- Um ponto: Expira em 1º de novembro de 2025. Este ponto foi concedido por estar abaixo do tempo delta mínimo do VSC durante o Grande Prêmio do Brasil de Sprint de 2024.
- Um ponto: Expira em 1º de dezembro de 2025. Este ponto foi concedido por dirigir desnecessariamente devagar em uma volta de resfriamento durante a qualificação para o Grande Prêmio do Catar de 2024.
- Dois pontos: expiram em 8 de dezembro de 2025. Eles foram concedidos por causar uma colisão com Oscar Piastri durante o Grande Prêmio de Abu Dhabi de 2024.
- Três pontos: Expiram em 1º de junho de 2026. Eles foram concedidos por causar uma colisão com George Russell durante o Grande Prêmio da Espanha de 2025.