Red Bull bate o martelo sobre a saída de Yuki Tsunoda da equipe
O consultor da Red Bull, Helmut Marko, afirma que não pretende promover uma troca de pilotos até o final da atual temporada. O conselheiro destaca que uma mudança não faria sentido para o time. A declaração deu fim às especulações em torno de Yuki Tsunoda.
O japonês foi promovido a companheiro de Max Verstappen na terceira etapa do ano, no GP do Japão. A tentativa foi fazer que o time principal conseguisse pontuar constantemente, mas o automobilista também não conseguiu extrair tanto do RB21.
Em nove etapas com a Red Bull, Tsunoda marcou apenas sete pontos e foi eliminado do Q1 em três das últimas cinco corridas. Por outro lado, Liam Lawson (rebaixado para a Racing Bulls) conseguiu o melhor resultado da carreira ao chegar em sexto na Áustria.
O dirigente Helmut Marko avalia a situação de Yuki Tsunoda e descarta uma nova alteração na dupla de pilotos. A promoção de Liam Lawson para retomar seu antigo posto também não é avaliada. A tendência é de que ambos sigam em suas respectivas equipes.
“Uma troca de pilotos não faz sentido. Absolutamente [satisfeito com a troca inicial envolvendo Tsunoda], pois Lawson estava também completamente exausto. [Ele] Precisava de algumas corridas para se recuperar, e agora defendeu uma sexta colocação de maneira brilhante contra Fernando Alonso“, comemora Marko.
Yuki Tsunoda vai deixar a Red Bull no futuro
O piloto Yuki Tsunoda permanece na Red Bull com o aval de Helmut Marko, mas já é fato que ele não permanecerá para a próxima temporada. O japonês será envolvido em uma troca e a equipe avalia as opções no mercado da Fórmula 1.
Max Verstappen, por sua vez, ainda não sabe onde será o seu futuro. Ele vem sendo procurado por equipes da Fórmula 1, mas ainda tem uma cláusula que pode definir sua manutenção na Red Bull.