Confirmado pela FIA: pontos de Felipe Massa são reconhecidos e “título” é confirmado
O piloto Felipe Massa voltou a ser mencionado após a conquista dos primeiros pontos de Gabriel Bortoleto na Fórmula 1. Depois de 11 corridas na categoria, o atual representante do Brasil terminou entre os 10 primeiros colocados no GP da Áustria.
Bortoleto faturou quatro pontos no Mundial e, desde a aposentadoria de Felipe Massa, foi o primeiro brasileiro a garantir pontuação na F1. O marco ainda fez dele o piloto mais jovem do país a pontuar na categoria, com 20 anos, oito meses e 15 dias.
Anteriormente, o recorde pertencia a Felipe Massa, no GP da Malásia de 2002, pela mesma Sauber, ao chegar em sexto lugar, confirmando um ponto para a equipe. Por outro lado, a última vez que Massa pontuou foi no GP de Abu Dhabi de 2017.
Além da dupla, Rubens Barrichello foi outro brasileiro que alcançou o feito com pouca idade. Aos 21 anos, cinco meses e um dia, cruzou a linha de chegada no GP do Japão de 1993, em quinto lugar, garantindo dois pontos para a Jordan.
O primeiro piloto brasileiro a terminar uma prova na zona de pontuação foi Chico Landi. Na época, ele dividiu o carro da Maserati com o italiano Gerino Gerini, faturando metade dos três pontos concedidos na época ao quarto colocado da F1.
Felipe Massa garante ‘título’ confirmado pela FIA
Conforme as regras da FIA, o piloto Felipe Massa lidera a lista de brasileiros que já pontuaram na categoria. O automobilista totaliza 1167 pontos e garante o ‘título’ de brasileiro com mais pontos na F1. Confira o top 10 do país:
- Felipe Massa – 1167 pontos
- Rubens Barrichello – 658 pontos
- Ayrton Senna – 614 pontos
- Nelson Piquet – 485,5 pontos
- Emerson Fittipaldi – 281 pontos
- José Carlos Pace – 58 pontos
- Bruno Senna – 33 pontos
- Felipe Nasr – 29 pontos
- Nelson Piquet Jr – 19 pontos
- Roberto Moreno – 15 pontos