Título de Felipe Massa em 2008 foi reconhecido pela FIA
O piloto Felipe Massa continua lutando para que tenha o reconhecimento do título de pilotos em 2008. O que poucos sabem, contudo, é que o brasileiro, por mais que tenha sido prejudicado, chegou a notificar uma conquista relevante durante a temporada na Ferrari.
Inicialmente, Massa luta para que tenha a validação como campeão do Mundial de Pilotos na temporada 2008 da Fórmula 1. A Justiça da Inglaterra marcou o julgamento sobre o caso para os dias 28 e 31 de outubro deste ano, gerando as primeiras audiências do ocorrido.
A questão será o primeiro passo da disputa de Felipe com a FIA, Fórmula 1 e Bernie Ecclestone. As audiências vão analisar os aspectos legais mais relevantes do processo e já vão contar com a presença de todos os envolvidos no caso, além dos advogados de Massa.
A equipe do piloto aciona a Justiça com base em declarações de Ecclestone ao site alemão F1 Insider, em março de 2023, para mostrar que o regulamento foi mal aplicado na época. O ex-chefe da categoria afirma que considera Massa como o campeão em 2008.
O principal motivo foi a batida deliberada de Nelsinho Piquet, que prejudicou o compatriota no GP de Singapura daquele ano. Por isso, os advogados pedem que a FIA admita, em declaração, que violou seus próprios regulamentos ao não investigas as circunstâncias do acidente.
Felipe Massa notifica título pela FIA em 2008
Apesar de não ter tido o reconhecimento como vencedor do título de pilotos, Felipe Massa chegou a ter uma conquista notificada durante a temporada de 2008. Isso porque a sua equipe, a Ferrari, levantou o título do Mundial de Construtores naquele ano.
Felipe Massa teve contribuição direta para a conquista da escuderia italiana, já que foi o piloto da Ferrari que mais pontuou durante a temporada de 2008. Na ocasião, o brasileiro tinha o finlandês Kimi Räikkönen como companheiro de equipe.