Máquina pilotada por Ayrton Senna entra em lista dos maiores de todos os tempos

Antigo companheiro de Ayrton Senna, Alain Prost voltou a dirigir uma das maiores máquinas de todos os tempos na Fórmula 1: a McLaren MP4/4. O tetracampeão mundial pilotou o monoposto no Festival de Velocidade de Goodwood, no último final de semana.

O domínio do McLaren MP4/4, notificado em 1988, teve 15 vitórias em 16 provas, sendo 10 dobradinhas. Embora tivesse dois gigantes do esporte ao volante – Ayrton Senna e Alain Prost – o carro fornecia um desempenho impressionante para colocá-los à frente dos rivais.

A chegada de Ayrton Senna coincidiu com a mudança da McLaren para o motor Honda RA168-E turbo de 1,5 litro. A Honda trabalhou para superar o desejo dos órgãos reguladores de controlar os motores turboalimentados e restaurar a paridade com os motores.

Isso resultou na limitação da pressão de turbo em 2,5 bar em 1988 (ao invés de 4 bar), enquanto o combustível total permitido foi fixado em 150 litros (ao invés de 195 litros). Vale ressaltar que a McLaren já estava trabalhando com a Honda antes da temporada de 1988.

A McLaren aproveitou o trabalho de base da Equipe Lotus, que havia trabalhado com a Tilton em 1987, para desenvolver uma embreagem menor do que a dos concorrentes. Ela media 5,5” em vez do diâmetro de 7,25”, sendo parcialmente impulsionada pelo motor Honda.

Ayrton Senna esteve no volante de máquina lendária

A McLaren montou uma das máquinas mais dominantes da história da Fórmula 1 e o piloto Ayrton Senna esteve presente ao volante do carro. A lenda do automobilismo brasileiro viveu um de seus melhores anos durante a temporada de 1988.

Vale ressaltar que foi possível rever o monoposto durante o Festival de Greenwood, que foi apreciado com uma volta do ex-piloto Alain Prost. De acordo com o portal PlanetF1, o carro MP4/4 é o maior da história da Fórmula 1.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.