Longe das pistas, Sebastian Vettel bate o martelo sobre presidência da FIA
Se tem um nome que sempre está presente nos bastidores da Fórmula 1 é Sebastian Vettel, tetracampeão na categoria máxima do automobilismo mundial. Além dos rumores sobre uma possível volta para as pistas, surgiu a possibilidade de assumir a presidência da FIA. E sobre essa questão o alemão se manifestou.
Apesar de contar com o apoio de nomes influentes como Ross Brawn, Sebastian Vettel afirmou não ter intenção de disputar a presidência da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). O tetracampeão da Fórmula 1 explicou que não possui conhecimento suficiente sobre as atribuições do cargo e classificou como “pouco profissional” considerar essa possibilidade no futuro, já que sua experiência na Fórmula 1 oferece apenas uma perspectiva limitada do funcionamento da entidade.
Vettel, conhecido por seu legado em prol da sustentabilidade e da inclusão no esporte, frequentemente é apontado como um candidato ideal para um dia liderar a FIA — atualmente presidida por Mohammed Ben Sulayem. Um dos entusiastas dessa ideia é Ross Brawn, ex-diretor esportivo da F1, mas o alemão refutou essa possibilidade.
“Não sei o bastante sobre as responsabilidades de um presidente da FIA”, declarou Vettel em entrevista à revista alemã Auto Motor und Sport. “Na Fórmula 1, você tem acesso a apenas uma parte do todo. Tenho algum conhecimento, mas não o suficiente para fazer uma avaliação completa”, acrescentou.
“Seria pouco profissional da minha parte dizer agora que ‘sim, consigo me imaginar nesse cargo’. Ross Brawn pode fazer esse tipo de avaliação porque teve mais contato com a FIA no cargo que ocupou. Ele sabe que tipo de perfil é necessário para essa função”, concluiu.
Eleição na entidade está próxima de ser realizada
As eleições presidenciais da FIA acontecem no fim deste ano. Até o momento, Mohammed Ben Sulayem tentará a reeleição tendo como adversário Tim Mayer, ex-comissário-chefe da F1. O tetracampeão do Rali Dakar, Carlos Sainz, chegou a ser cotado, mas retirou sua candidatura.
A Fórmula 1 retoma suas atividades neste fim de semana, entre os dias 25 e 27 de julho, com o GP da Bélgica, 13ª etapa da temporada 2025.