Fórmula 1 2026: notícia vinda do simulador causa insatisfação

Lance Stroll expressou sua insatisfação com as mudanças radicais que a Fórmula 1 implementará a partir de 2026. O novo regulamento técnico — que trará modificações profundas no chassi, nas unidades de potência e na aerodinâmica — já causa desconforto entre alguns pilotos, especialmente após os primeiros testes em simuladores.

A partir da nova temporada, os motores da F1 terão uma divisão equilibrada de 50% entre energia elétrica e combustão interna, além do uso obrigatório de combustíveis totalmente sustentáveis. A ideia é seguir a meta de neutralidade de carbono até 2030.

No aspecto aerodinâmico, os carros contarão com dispositivos móveis com dois modos: modo X, para baixa força descendente em retas, e modo Z, que aumenta o downforce nas curvas. Essas soluções visam melhorar a eficiência energética e facilitar ultrapassagens, substituindo parcialmente o atual sistema DRS.

Mas, segundo Stroll, o resultado até agora decepciona: “Testei no simulador e, sinceramente, achei meio triste. A Fórmula 1 está indo para um caminho muito focado em energia elétrica. Tivemos que comprometer o downforce só para manter a bateria carregada. Isso tira a essência da pilotagem”, declarou o canadense.

Outro assunto também foi motivo de críticas

A crítica de Stroll também se refere ao peso dos carros. Enquanto os monopostos de 2025 terão 800 kg (já contando o piloto, mas sem combustível), os de 2026 pesarão 768 kg — ainda bem acima dos 505 kg dos anos 90, reflexo direto das exigências dos sistemas híbridos atuais.

Apesar das críticas, Stroll reconhece que tudo dependerá da capacidade técnica das equipes: “Quem conseguir se adaptar melhor, vai adorar as novas regras. Se estivermos vencendo, não vou reclamar. Mas, pessoalmente, não gosto do caminho que a categoria está seguindo.”

Em meio à reformulação, a Aston Martin — equipe de Stroll — se tornará a parceira oficial da Honda a partir de 2026, após o fim da colaboração dos japoneses com a Red Bull. A equipe também contará com o talento de Adrian Newey, que já está envolvido no projeto do carro da próxima geração, em uma fábrica totalmente modernizada em Silverstone.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.