Problema inesperado acontece e Lewis Hamilton encerra ciclo com a Ferrari
Uma situação inesperada na manhã desta sexta-feira (25), pegou os fãs da Ferrari de surpresa, e essa questão envolve o heptacampeão mundial da categoria, Lewis Hamilton. O britânico foi uma das surpresas negativas da classificação Sprint do Grande Prêmio da Bélgica, sendo eliminado ainda na primeira parte (SQ1) após uma rodada no circuito de Spa-Francorchamps.
Já sob risco após um erro em sua primeira volta rápida — com uma saída de traseira na curva 14 —, o heptacampeão parecia a caminho de avançar com tranquilidade para o SQ2 após melhorar seu tempo no segundo setor. No entanto, ao se aproximar da zona de frenagem da chicane Bus Stop, Hamilton rodou.
Fim de ciclo: primeira queda da Ferrari no SQ1
O incidente parece ter sido causado por um travamento nas rodas traseiras, o que comprometeu sua volta e o deixou apenas na 18ª posição, a 0s238 do tempo necessário para avançar. Esta foi a primeira vez que uma Ferrari caiu na SQ1 desde a introdução do atual formato de classificação Sprint, em 2023. Agora, esse ciclo está encerrado.
Além de Hamilton, também foram eliminados Alex Albon, Nico Hülkenberg — que havia subido ao pódio no GP da Grã-Bretanha —, Franco Colapinto e Kimi Antonelli.
Antonelli, aliás, também teve problemas na Curva 14, com uma forte escapada que o deixou quase dois segundos abaixo do esperado. Seu engenheiro, Peter Bonnington, chegou a pedir desculpas, sugerindo que a falha foi causada por algo no assoalho preparado pela Mercedes.
Curiosamente, Hamilton e Antonelli haviam conquistado as duas poles anteriores em classificações Sprint nesta temporada, na China e em Miami, respectivamente.