Esses brasileiros correram na F1 e você provavelmente não lembra
A Fórmula 1 é considerada por muitos como a categoria mais importante do automobilismo mundial. Desde o ano de estreia da competição, em 1950, o Brasil teve 32 representantes na F1. Entre eles, é possível relembrar alguns nomes conhecidos no cenário.
O Brasil é responsável por trazer os campeões mundiais Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna. Ainda é possível lembrar de Chico Landi, o primeiro brasileiro a competir na Fórmula 1, e Rubens Barrichello e Felipe Massa, que são os que têm mais corridas disputadas.
Por outro lado, muitos brasileiros que atuaram na Fórmula 1 acabaram sendo esquecidos pelo público. Os pilotos acabaram no esquecimento por diversos motivos, seja pelo passar do tempo ou por terem tido uma pequena participação na categoria.
Diante disso, confira no tópico abaixo alguns pilotos brasileiros que correram pela Fórmula 1 e você provavelmente não lembra. O principal destaque vai para Luiz Pereira Bueno, que participou de apenas duas corridas, em 1972 e 1973 (todas foram no Brasil).
Confira 10 pilotos brasileiros que correram na F1 e você não lembra:
- Luiz Pereira Bueno – 1 largada
- Ingo Hoffmann – 6 largadas
- Alex Dias Ribeiro – 20 largadas
- Chico Serra – 33 largadas
- Raul Boesel – 30 largadas
- Maurício Gugelmin – 80 largadas
- Ricardo Rosset – 33 largadas
- Tarso Marques – 26 largadas
- Enrique Bernoldi – 29 largadas
- Cristiano da Matta – 28 largadas
‘Brasileiro esquecido’ quase atua com Senna na F1
Entre os citados, o piloto com mais largadas é Maurício Gugelmin, que chegou a ser cotado para formar dupla com Ayrton Senna em 1986. No entanto, a estreia do catarinense só ocorreu em 1988. Ele competiu pela March e marcou seus primeiros pontos em Silverstone.
O melhor resultado do piloto foi um pódio em Jacarepaguá, no antigo GP do Brasil, em 1989. Após isso, o desempenho de seu carro caiu muito até 1991. Para piorar, ele teve um acidente grave no GP da França e acabou se distanciando da categoria posteriormente.