Gabriel Bortoletto revela o que vai fazer nas férias da Fórmula 1

Depois da disputa na Hungria, a Fórmula 1 entra em período de férias. É hora de pilotos e equipes descansarem a também trabalharem visando as últimas 10 corridas da temporada 2025. Mas, falando na parte do descanso, o brasileiro Gabriel Bortoletto já revelou o que vai fazer nessa pausa do calendário na maior categoria do automobilismo mundial.

Perguntado após a disputa na Hungria onde conseguiu um excelente 6º lugar, Bortoleto abriu o jogo sobre o que pretende fazer: “Bom, eu vou viajar com a minha família, faz tempo que eu não vejo eles, então vou estar indo viajar com eles”

Além disso, o piloto da Sauber revelou planos de retornar ao Brasil: “Depois eu volto pro Brasil. Depois de muito tempo esse ano eu vou voltar pro Brasil, no mês de agosto e passar um tempo lá com as minhas avós, com minha tia, meus sobrinhos, pessoas que eu não consigo ver, porque eles não viajam pra cá, então é aproveitar com eles”.

Marca histórica alcançada na Hungria

Gabriel Bortoleto alcançou marcas expressivas com seu desempenho no GP da Hungria no último domingo (3). Aos 20 anos e nove meses, o piloto da Sauber se tornou o brasileiro mais jovem a terminar uma corrida de Fórmula 1 na sexta colocação, encerrando um jejum de oito anos sem que um representante do país figurasse nessa posição na categoria.

Nesta temporada, Bortoleto já havia feito história ao se tornar o piloto brasileiro mais jovem a pontuar na F1, ao terminar em nono lugar no GP da Áustria, em junho — superando Felipe Massa, que havia conquistado um sexto lugar no GP da Malásia de 2002 com 20 anos e dez meses.

Com o resultado em Hungaroring, Bortoleto quebrou mais um recorde: ultrapassou Massa como o brasileiro mais jovem a alcançar um top-6 na F1 — com cerca de um mês de diferença entre ambos. Até então, a última vez que um brasileiro havia terminado uma prova da categoria na sexta colocação havia sido justamente Felipe Massa, no GP do Bahrein de 2017.

O bom desempenho também marca a terceira vez que Bortoleto pontua em sua temporada de estreia na Fórmula 1. Ele vem de dois resultados consecutivos na zona de pontuação — Bélgica e Hungria — feito que nenhum brasileiro alcançava desde as etapas de Interlagos e Abu Dhabi em 2017, também com Massa.

Com os pontos somados neste fim de semana, Bortoleto chegou a 14 no total e ocupa a 17ª colocação no campeonato de pilotos. No ranking histórico de brasileiros que já pontuaram na F1, ele aparece agora na 11ª posição — lista liderada por Felipe Massa, com 1.167 pontos.

Brasileiros que já pontuaram na Fórmula 1:

  1. Felipe Massa – 1.167 pontos
  2. Rubens Barrichello – 658
  3. Ayrton Senna – 614
  4. Nelson Piquet – 485,5
  5. Emerson Fittipaldi – 281
  6. José Carlos Pace – 58
  7. Bruno Senna – 33
  8. Felipe Nasr – 29
  9. Nelson Piquet Jr. – 19
  10. Roberto Moreno – 15
  11. Gabriel Bortoleto – 14
  12. Cristiano da Matta – 13
  13. Christian Fittipaldi – 12
  14. Maurício Gugelmin – 10
  15. Pedro Paulo Diniz – 10
  16. Antonio Pizzonia – 8
  17. Wilson Fittipaldi – 3
  18. Ricardo Zonta – 3
  19. Chico Serra – 1,5
  20. Chico Landi – 1

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.