De partir o coração: carro de Ayrton Senna foi encontrado em triste situação
Em 2024, as enchentes no Rio Grande do Sul atingiram não apenas milhares de residências, mas também inúmeros veículos — incluindo raridades automotivas. Entre os mais afetados estava um Mercedes-Benz 600 SL 1993, que pertenceu a Ayrton Senna.
O conversível estava na sede da FuelTech, empresa de Porto Alegre especializada em injeção eletrônica, para reparos quando a água invadiu o local durante o auge das chuvas. O veículo que pertenceu ao tricampeão mundial de Fórmula 1, ficou sem situação de partir o coração.

Segundo Leonardo Fontolan, CEO da FuelTech, o carro pertence a um amigo colecionador e havia chegado à oficina duas semanas antes da enchente. “Ele deixou conosco para que o veículo voltasse a funcionar, já que estava sem os módulos originais de injeção”, explicou.
Com a água baixando, o Mercedes já não está submerso e passou por avaliação para calcular os danos. “Estamos analisando o que será necessário para recuperar todos os carros”, disse Fontolan na ocasião.
Além do 600 SL, outros veículos também foram atingidos, como um BMW, os automóveis da própria empresa — um Chevrolet Celta e um Fiat Doblò —, um Chevrolet Chevette e um Volkswagen Up!, estes últimos integrantes de um projeto de eletrificação que converte veículos a combustão para elétricos.
Algumas raridades, no entanto, foram salvas. “Conseguimos resgatar um DeLorean raríssimo e uma Ferrari F355 do meu sócio, Anderson Dick, colocando-os no elevador”, contou o CEO. Também foram retirados a tempo um Volkswagen Gol e um Fusca, ambos convertidos para propulsão elétrica.
Fontolan revelou ainda que o Mercedes 600 SL foi importado pela própria Mercedes-Benz como presente ao tricampeão de Fórmula 1. A placa CSE 8888 foi escolhida para significar “Campeão Senna”, em referência ao título conquistado em 1988.
O modelo é equipado com um motor V12 6.0 a gasolina, capaz de entregar 394 cv e 58 kgfm de torque. De acordo com a fabricante, acelera de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos e atinge velocidade máxima limitada a 250 km/h.