Confirmado na FIA: Ayrton Senna superou Michael Schumacher na F1

Dois dos maiores pilotos da história da F1, Ayrton Senna e Michael Schumacher rivalizaram nas pistas por apenas três anos. Mas, seus números e grandes feitos no esporte continuam a ser alvo de comparações.

Um dos levantamentos da Stats F1 traz uma nova visão de tal comparação entre os dois. Isso porque ambos estão no TOP-3 de pilotos com mais poles conquistadas de 1950 até o último GP da Hungria, no início deste mês.

No entanto, nenhum dos dois ocupa o primeiro lugar. O topo do ranking pertence a Lewis Hamilton, com incríveis 104 pole positions conquistadas, com direito ainda a uma taxa de conversão de pole em conquistas de 28%.

Em seguida, Michael Schumacher ocupa o segundo lugar com 68 poles, apenas três a mais que Ayrton Senna. No entanto, enquanto o brasileiro fica atrás por uma diferença ligeira, sua taxa de conversão supera a de Schumacher de maneira considerável.

Enquanto Schumacher converteu 22,08% das poles em vitórias, Senna, por outro lado, foi capaz de converter 40,37% das 65 poles. Ou seja, o tricampeão brasileiro foi capaz de vencer 26 das corridas em que largou em primeiro lugar, já Schumacher alcançou o topo do pódio em “apenas” 15 dessas oportunidades.

Já o quarto lugar fica para o tetracampeão Sebastian Vettel. O alemão conquistou 57 poles, convertendo 19% em vitórias.

Pilotos da atualidade no ranking

Com Lewis Hamilton no topo do recorde histórico, o próximo piloto a figurar no ranking trata-se de Max Verstappen, posicionado em quinto lugar com 44 poles e taxa de conversão em 19,73%. Em seguida, é a vez de Charles Leclerc, em 11º com 27 e conversão de 16,56%.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.