Lewis Hamilton decepciona e impede “temporada dos sonhos” da Fórmula 1
Com sete pilotos diferentes no pódio, cinco poles distintas e uma disputa pelo título ainda aberta, David Coulthard avalia que a temporada 2025 da Fórmula 1 tem sido empolgante. Para o ex-piloto, o único fator que impede que o campeonato seja uma “temporada perfeita digna de Hollywood” é o desempenho aquém do esperado de Lewis Hamilton.
Antes do início da temporada, McLaren e Ferrari eram vistas como as principais candidatas a desafiar Max Verstappen na luta pelo Mundial. No entanto, enquanto a McLaren mostrou força desde a abertura, com vitória de Lando Norris na Austrália, a Ferrari — e, em especial, Hamilton — não conseguiu corresponder.
O britânico vem enfrentando dificuldades para se adaptar ao SF-25. Após reclamações iniciais sobre o comportamento do carro, Hamilton passou a fazer autocríticas severas, chegando ao ponto de, na Hungria, afirmar que a Ferrari “provavelmente precisaria trocar de piloto” e se chamar de “inútil, absolutamente inútil”.
Para Coulthard, esse baixo rendimento ofuscou uma temporada que, de outra forma, estaria entre as mais emocionantes dos últimos anos.
“Se você é fã da McLaren, está adorando o desempenho deles. Mesmo para quem acompanha de forma neutra, esta é uma grande temporada de F1 — disse ao site oficial da categoria. — A proximidade do grid é o que mais me impressiona, especialmente na classificação.”
O escocês acredita que, para a temporada atingir o nível “perfeito”, a Ferrari precisaria estar mais competitiva. — Sei que tivemos um pouco de emoção com Lewis na Sprint, mas eles foram desclassificados no domingo — lembrou.
McLaren tem intensa disputa interna
Apesar disso, Coulthard destaca que a McLaren está entregando uma batalha pelo título de tirar o fôlego, com o equilíbrio entre Oscar Piastri e Lando Norris variando ao longo do ano.
Norris começou forte, com uma vitória e quatro pódios consecutivos, mas Piastri assumiu a liderança após vencer sua terceira corrida do ano na Arábia Saudita. O australiano parecia disparar, até que Norris reagiu — embora tenha perdido terreno após colidir com o companheiro no Canadá.

Nas quatro corridas seguintes, Norris somou três vitórias contra uma de Piastri, todas resultando em dobradinhas, e entrou nas férias de verão a apenas nove pontos do líder.
Coulthard elogiou a forma como a McLaren está administrando seus pilotos: “Acho que eles lidaram muito bem com a situação. Tanto Lando quanto Oscar têm um perfil mais calmo, o que facilita. Mas esta pode ser a única chance deles de conquistar um Mundial. Ninguém sabe o que 2026 trará, então é preciso aproveitar o momento.”