Portugal recebe sinal verde para voltar ao calendário da Fórmula 1
Ao longo de décadas, além de pilotos, equipes e grandes carros, os circuitos e países também fizeram história na Fórmula 1. Alguns deles já não fazem mais parte do calendário, mas isso não impede que retornos possam acontecer. Um desses casos é Portugal, local que já recebeu grandes corridas da categoria máxima da velocidade, e que recebeu uma boa notícia pensando no retorno.
O Circuito Internacional do Algarve, popularmente conhecido como Portimão, trabalha para retornar ao calendário da Fórmula 1 nos próximos anos. Inaugurada oficialmente no fim dos anos 2000, a pista já recebeu diversas competições, incluindo o MotoGP. Na F1, sediou os Grandes Prêmios de 2020 e 2021, realizados em meio à pandemia de Covid-19, ambos vencidos por Lewis Hamilton, então piloto da Mercedes.

Autoridade dá a aprovação para o circuito retornar ao calendário da categoria
Fora do calendário desde então, o retorno da prova conta com o apoio do primeiro-ministro português, Luis Montenegro, que demonstra entusiasmo para ver um acordo firmado entre o circuito e a categoria.
“Grandes eventos são fundamentais para promover esta região”, afirmou. “Já garantimos o MotoGP, principal evento do motociclismo mundial, para 2025 e 2026. Posso dizer que temos tudo pronto para formalizar o regresso da Fórmula 1 ao Algarve em 2027. Esses eventos exigem um esforço financeiro por parte do governo, mas trazem um retorno, direto e indireto, que compensa.”
O desafio, no entanto, está na forte concorrência. Países como Tailândia, África do Sul, Ruanda, Argentina e Turquia também demonstram interesse em receber um Grande Prêmio permanente. Com a crescente popularidade da F1, a organização da categoria já estuda um calendário rotativo, no qual algumas etapas retornariam a cada duas temporadas.