Fórmula 1: Franco Colapinto recebe advertência
O argentino Franco Colapinto recebeu um duro alerta do ex-piloto de F1 Martin Brundle, que afirmou que o consultor executivo da Alpine, Flavio Briatore, enxerga pilotos como “itens descartáveis”. O recado veio após uma fase complicada desde que assumiu a vaga de Jack Doohan antes do GP da Emilia Romagna.
Colapinto apresenta o pior desempenho médio em classificações de todo o grid e é o único piloto ativo que ainda não somou pontos na temporada. Além de dificuldades para acompanhar o ritmo e frequentemente terminar atrás de Pierre Gasly, o jovem de 22 anos também cometeu diversos erros.
Na volta à F1, em Ímola, bateu na classificação, repetindo o incidente em Silverstone, onde sequer largou no GP da Grã-Bretanha. O momento mais crítico veio recentemente, em Hungaroring, quando sofreu um forte acidente durante testes de pneus da Pirelli, precisando ser encaminhado ao centro médico.

Piloto argentino deve estar presente no retorno da temporada na Holanda
Mesmo assim, Colapinto deve seguir no segundo assento da Alpine para o GP da Holanda, após as férias de verão. Brundle, no entanto, foi enfático ao avaliar sua situação para 2026, ano em que entram novos regulamentos na F1:
O ex-piloto também destacou a forma como Briatore lida com seu elenco: “Colapinto, bem, ele ainda está aí, não é? Você ouve várias histórias sobre seu patrocínio, sobre chegar ou não chegar. Ele certamente não está fazendo um trabalho particularmente bom. Parecia promissor nos primeiros dias na Williams, mas depois caiu bastante. Não é um bom presságio para 2026.”
“O problema com o Flavio, como eu sei muito bem, é que você é um item descartável como piloto. Esse sempre foi o modo de operação dele, porque este é um negócio competitivo, não uma formatura. Se você não entrega, é como uma lâmpada: tiram você e colocam outra no lugar.”