Empresária brasileira conseguiu honra especial do automobilismo
A empresária Lia Maria Aguiar foi condecorada como uma das imortais do Hall da Fama 2025 pela Federação Internacional de Veículos Antigos (FIVA). A filantropa é a terceira brasileira e a primeira mulher a receber o título, despontando ao lado de nomes históricos do automobilismo.
O reconhecimento foi confirmado ao final de julho, valorizando os trabalhos de Lia Maria com o desenvolvimento do acervo Carde Museu. O local apresenta 150 veículos e é considerado o maior museu de carros antigos da América Latina.
O Carde Museu foi inaugurado em 28 de dezembro do ano passado, sendo viabilizado através da Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA) e da parceria com seu sobrinho, Luiz Goshima. Carde representa o acrônimo para Carro, Arte, Design e Educação.
Os amantes de carros antigos se reuniram para juntar acervos de carros e compraram outros exemplares – alguns raros e até únicos no país – para criar a exposição. O local é dividido em salas caracterizadas por épocas ou por temas, conectando o público com modelos históricos.
O Carde Museu apresenta modelos como o Volkswagen Fusca que transportou o presidente Juscelino Kubitschek e exemplares da Ferrari F50 e do McLaren Senna. Ainda é possível avistar parte da coleção de Og Pazzoli – um dos maiores colecionadores de automóveis no Brasil.
Empresária brasileira recebe honra no automobilismo
A empresária Lia Maria Aguiar também foi homenageada no Hall da Fama da 58° edição do Carro do Ano de Autoesporte, realizado em novembro do ano passado. A condecoração foi desencadeada dias antes do Carde Museu ser inaugurado ao publico oficialmente.