Retorno de Carlos Sainz é nomeado na Ferrari como substituto de Lewis Hamilton

Nem o mais pessimista fã de Lewis Hamilton poderia imaginar que no mês de agosto, do primeiro ano do britânico como piloto da Ferrari, muitos estariam pensando no nome de seu substituto na lendária equipe italiana. Mas, essa é a realidade, inclusive com um famoso nome sendo nomeado como seu sucessor.

O futuro de Lewis Hamilton na Ferrari segue incerto, e Johnny Herbert, ex-comissário da FIA e ex-comentarista da Sky F1, acredita que isso pode abrir espaço para um retorno surpreendente de Carlos Sainz à equipe italiana já em 2026.

Segundo Herbert, Hamilton e a Ferrari podem optar por uma separação mútua ao fim da temporada de 2025, caso os resultados continuem abaixo do esperado. O britânico, que deixou a Mercedes no fim de 2024 para correr em Maranello, ainda não conquistou um único pódio com a equipe após 14 corridas.

Enquanto isso, Sainz, hoje na Williams, também enfrenta dificuldades. O espanhol ainda não passou do oitavo lugar e soma 38 pontos a menos que o companheiro Alex Albon.

Situação de Hamilton e o clima na Ferrari

No GP da Hungria, Hamilton voltou a levantar dúvidas sobre sua permanência. Após largar apenas em 12º, enquanto Charles Leclerc conquistou a pole, ele se descreveu como “inútil” e chegou a sugerir que a Ferrari poderia considerar sua substituição.

15 2
Créditos: Instagram / lewishamilton

O heptacampeão também insinuou problemas internos: “Há muita coisa acontecendo nos bastidores que não é boa.” O contrato de Hamilton foi anunciado como “plurianual”, mas especula-se que tenha validade mínima até 2026, com uma cláusula opcional — exclusivamente de sua parte — para estender até 2027.

A possível volta de Sainz

Herbert descarta a chegada de Max Verstappen para ocupar o lugar de Hamilton e nomeia Sainz como um nome natural para reassumir o posto: “Carlos estava fazendo um trabalho brilhante na Ferrari, controlando bem Leclerc. Ele ainda é jovem, tem talento e, mesmo enfrentando dificuldades na Williams, já mostrou do que é capaz.”

Sainz deixou a Ferrari em 2024 justamente para dar lugar a Hamilton, após quatro temporadas na equipe e quatro vitórias conquistadas — duas delas no último ano, mesmo já sabendo que seria substituído. Em entrevista recente, o espanhol admitiu ter ficado “chocado” ao ser informado da decisão, quando acreditava estar perto de renovar seu contrato.

Apesar de estar vinculado à Williams até 2026, rumores indicam que o acordo prevê uma cláusula de saída caso uma equipe de ponta manifeste interesse. Assim, caso Hamilton e Ferrari decidam encerrar a parceria antes do previsto, Sainz pode ter a chance de recuperar seu antigo assento ao lado de Leclerc em Maranello.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.