Piloto resolve falar o que pensa e diz ser mais rápido que Bortoleto
A temporada 2025 da Fórmula 1 teve um item especial, a chegada de alguns novatos na principal categoria do automobilismo mundial. Entre eles, o brasileiro Gabriel Bortoleto, piloto da Sauber, que vive um momento de ascensão em seu ano de estreia. Falando em jovens, um piloto que está fora da F1 resolveu falar sem filtro e se disse mais rápido que os novos, incluindo Bortoleto.
Sebastián Montoya mostrou o mesmo estilo “sem papas na língua” que marcou seu pai, Juan Pablo Montoya, e afirmou que se vê com chances de conquistar um lugar na Fórmula 1. Segundo ele, foi mais rápido que nomes como Andrea Kimi Antonelli, Gabriel Bortoleto e Oliver Bearman nas categorias de base — chegando até a insinuar trapaça no caso do piloto britânico, hoje na Haas.

O que disse o novato do automobilismo?
As declarações foram dadas em entrevista ao portal AS Colombia, publicada no YouTube e que contou com a presença de Juan Pablo. Sebastián comentou sobre o atual momento de renovação na F1 e as novas oportunidades que estão surgindo, como a entrada da Cadillac na categoria no próximo ano.
Ele começou destacando que percebeu ser possível sonhar com um assento na Fórmula 1, observando os jovens que subiram este ano, e listou motivos que chamaram atenção.
“Bortoleto foi meu companheiro de equipe e fui mais rápido que ele. Antonelli também foi meu parceiro e fui muito mais rápido que ele. Com Bearman, corri contra ele e consegui ganhar… quando estávamos com mais ou menos o mesmo motor”, disse, olhando para o pai.
Em seguida, disparou: “Quando ele não trapaceava, eu ganhava dele; quando trapaceava, brigávamos na pista. Portanto, se eles podem, por que eu não poderia?”
Apesar da confiança de Sebastián, o histórico das disputas conta outra história. Em 2020, ele foi companheiro de Gabriel Bortoleto na Prema na F4 Italiana e terminou a temporada em 11º lugar, enquanto o brasileiro ficou em quinto, com uma vitória.
Em 2022, os dois se enfrentaram novamente na FRECA, com Bortoleto novamente à frente: sexto lugar para ele, 13º para Montoya. Antonelli e Bearman também cruzaram com Sebastián na F4 Italiana. Oliver Bearman, defendendo a Van Amersfoort, foi campeão em 2021, enquanto Montoya, ainda na Prema, terminou em quarto.
Já Antonelli disputou apenas as três últimas etapas da temporada e fechou em décimo com 54 pontos. Na Fórmula Regional do Oriente Médio, em 2023, Antonelli dominou a competição e conquistou o título, enquanto Montoya teve um ano ruim, pontuando em apenas duas de 15 corridas e fechando em 21º lugar.