Nome de Nelson Piquet volta aos holofotes com novidade confirmada
Um dos nomes mais icônicos da Fórmula 1 ao longo de décadas é Nelson Piquet, tricampeão da categoria com os títulos conquistados em 1981 e 1983 pela Brabham e em 1987 na equipe Williams. Agora em 2025, uma novidade envolvendo o nome da lenda brasileira foi confirmada para alegria de muitos torcedores.
Após mais de uma década fechado, o Autódromo Internacional que leva o nome do tricampeão, em Brasília, já tem data marcada para reabrir suas portas. Durante um evento com o piloto de Fórmula 1 Gabriel Bortoleto, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), confirmou que o circuito voltará a receber corridas no dia 30 de novembro, com uma etapa da Stock Car que já constava no calendário da categoria, mas que agora foi oficialmente assegurada.
As obras do autódromo foram paralisadas em 2015, depois que o Tribunal de Contas do Distrito Federal apontou irregularidades no projeto. Em 2022, a gestão do espaço passou da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) para a iniciativa privada, com o Banco de Brasília (BRB) assumindo a operação. O BRB, inclusive, é patrocinador tanto da Stock Car quanto de Gabriel Bortoleto na Fórmula 1.
“Em 30 de novembro estaremos reinaugurando o Autódromo com a corrida da Stock Car. Brasília volta ao cenário nacional e internacional do automobilismo”, afirmou Ibaneis Rocha.
O atual brasileiro na Fórmula 1, Gabriel Bortoleto, também celebrou a retomada do circuito:
“É incrível ter mais um autódromo de qualidade no Brasil. O projeto de Brasília é impressionante, com padrão europeu em asfalto, drenagem, áreas de escape e segurança. A pista é larga, rápida e cheia de pontos de ultrapassagem, o que aumenta a competitividade. São seis layouts diferentes, trazendo diversidade e desafios para os pilotos. Estou muito feliz em ver o resultado desse trabalho.”

Traçado do circuito que leva o nome de Piquet
O circuito projetado pelo engenheiro Luís Ernesto Morales, presidente da Comissão de Homologação de Circuitos da CBA, terá 5.384 metros de extensão, no sentido horário, com 16 curvas (nove para a direita e sete para a esquerda) e três retas principais — a maior com 803 metros, a de largada com 614 metros e a oposta com 502 metros.
A Curva 1, de alta velocidade, mede 207 metros e possui inclinação de 5°. A largura da pista será de 15 metros na reta principal e 14 metros nos demais trechos, favorecendo ultrapassagens. Com 40 boxes, torre de controle, salas de imprensa, áreas VIP, camarotes e estrutura total de 15.592 m², o complexo terá capacidade para receber até 100 mil espectadores.