Com anos de carreira, Rubens Barrichello alcança feito no automobilismo
Seja no automobilismo ou outra modalidade, um atleta vencedor pode já ter conquistado de tudo e muitas vezes não tem mais ambições ou novas metas que o façam manter o ritmo. Porém, esse definitivamente não é caso de Rubens Barrichello, que alcançou um grande feito no mundo da velocidade, mesmo com anos de carreira.
O ex-piloto da Fórmula 1 garantiu o título do Campeonato Brasileiro da NASCAR Brasil Series após vencer a corrida 1 da etapa do Velocitta. O astro da Full Time largou da segunda posição e, logo no início, se envolveu em um toque com Thiago Camilo, seu rival direto na disputa pelo campeonato. O #21 levou a pior, sofreu danos no carro e terminou apenas em 12º, resultado que consolidou o título de Barrichello.
Ricardo Zonta cruzou a linha de chegada em terceiro, mas herdou a segunda colocação após Cacá Bueno ser punido em cinco segundos por um incidente na largada com Felipinho Tozzo. Cacá, com a penalização, acabou listado em segundo lugar.
Na categoria Challenge, Jorge Martelli ficou em quarto na classificação geral e confirmou o título, aproveitando o abandono de Alfredinho Ibiapina, que também brigava pelo campeonato.
Como foi a corrida que confirmou o título de Barrichello?
Na largada, Camilo assumiu a ponta, mas ainda na primeira volta ocorreu o toque entre ele e Barrichello, acionando o safety car. Apesar do dano, Camilo conseguiu permanecer na pista, mas sem ritmo competitivo. Na relargada, Rubinho segurou a pressão de Cacá Bueno, enquanto Zonta aparecia logo atrás. Mais atrás, Ibiapina e Gabryel Romano também se tocaram, mas o safety car não foi necessário.
Com o ritmo forte, Barrichello abriu vantagem, enquanto Cacá tentava se defender de Victor Andrade e Zonta. Pouco depois, Cacá recebeu a penalização de cinco segundos pelo incidente com Tozzo.
Rubinho cruzou a linha de chegada em primeiro e, com o resultado combinado à 12ª posição de Camilo, assegurou matematicamente o título da temporada. Na Challenge, Martelli fez o mesmo ao garantir o quarto lugar e contar com os problemas de seus rivais diretos.

Resultado – Corrida 1 (Velocitta)
- #91 Rubens Barrichello – Full Time – Ford Mustang – 15 voltas – 27m42s461
- #0 Cacá Bueno – Team RC – Chevrolet Camaro – a 5s916
- #87 Jorge Martelli (Challenge) – Team RC – Chevrolet Camaro – a 12s770
- #46 Vitor Genz – RMattheis – Chevrolet Camaro – a 18s884
- #2 Léo Torres – MX Vogel – Ford Mustang – a 20s435
- #15 Tito Giaffone (rookie/Challenge) – Full Time – Ford Mustang – a 20s871
- #7 Alex Seid/Julio Campos – MX Vogel – Ford Mustang – a 22s087
- #99 Galid Osman – Team RC – Chevrolet Camaro – a 22s662
- #1 Ricardo Zonta – RMattheis – Chevrolet Camaro – a 24s414
- #10 Adalberto Baptista (Challenge) – Team RC – Chevrolet Camaro – a 27s783
- #21 Thiago Camilo – Full Time – Ford Mustang – a 36s429
- #9 Nick Monteiro – MX Vogel – Ford Mustang – a 46s476
- #17 Pietro Rimbano (Challenge) – RMattheis – Chevrolet Camaro – a 55s288
- #16 Antonio Junqueira – MX Vogel – Ford Mustang – a 1 volta
- #84 Vinicius Canhedo (rookie/Challenge) – Full Time – Ford Mustang – a 2 voltas
- #11 Witold Ramasauskas – Team RC – Chevrolet Camaro – a 5 voltas
- #22 Victor Andrade – Full Time – Ford Mustang – a 7 voltas
Não completaram: Gui Backes, Alfredinho Ibiapina, Gabryel Romano, Felipinho Tozzo, Gabriel Casagrande, Cayan Chianca e Raphael Teixeira.