Sem ninguém esperar, Oscar Piastri encerra jornada pilotando a McLaren

Os fãs de Oscar Piastri receberam um motivo para esfregar as mãos. O piloto australiano venceu o GP da Holanda, viu sem companheiro de McLaren, Lando Norris, abandonar a prova e assim abrir uma vantagem de 34 pontos na liderança do Mundial de Pilotos. Mas, o que ninguém esperava mesmo é que o líder do campeonato colocasse um ponto final em uma jornada, pilotando o carro da equipe britânica.

Piastri assumiu a liderança do Mundial de Pilotos da Fórmula 1 de 2025 após uma exibição brilhante no Grande Prêmio da Holanda. O australiano contou com a sorte após a quebra de motor de seu companheiro de equipe, Lando Norris, mas ainda assim entregou uma atuação impecável em Zandvoort.

A expectativa era abrir 16 pontos de vantagem sobre Norris, mas, com o abandono do britânico, a diferença subiu para 34. Para completar, Piastri alcançou um feito histórico: conquistou o primeiro grand chelem de sua carreira.

Largando da pole position, ele liderou todas as 72 voltas até cruzar a linha de chegada, somando sua sétima vitória na temporada. Também garantiu a volta mais rápida, superando Norris por apenas 0s108.

Jornada que durava desde 1966 chega ao fim na Fórmula 1

Com isso, Piastri se tornou o 27º piloto a registrar um grand chelem na F1, apenas a 69ª vez que o feito ocorreu em 1.140 corridas do campeonato. É também o primeiro australiano a conseguir tal marca desde Jack Brabham, que o fez no GP da Grã-Bretanha de 1966 – seis anos após ter registrado seu primeiro, no GP da Bélgica de 1960. Curiosamente, em ambos os anos, Brabham foi campeão mundial.

O desempenho coloca Piastri como grande favorito a repetir os feitos de Brabham, tricampeão, e de Alan Jones, campeão em 1980, entrando para a lista dos australianos coroados na Fórmula 1. O grand chelem na Holanda também quebrou um longo jejum da McLaren: a última vez que a equipe havia conquistado esse feito foi com Mika Hakkinen, em Mônaco 1998, há mais de 27 anos.

O recordista histórico de grand chelems é Jim Clark, com oito. Lewis Hamilton aparece em segundo, com seis – o último em Abu Dhabi 2019. Max Verstappen soma cinco, igualando Alberto Ascari e Michael Schumacher, enquanto Fernando Alonso e Charles Leclerc possuem um cada. Antes de Piastri, o último grand chelem havia sido registrado pelo holandês da Red Bull, no GP do Bahrein de 2024.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.