Regra é aplicada e Max Verstappen NÃO tem chance em outra categoria

Na 65ª edição da Copa ADAC ACAS, sétima etapa da temporada da Nürburgring Endurance Series (NLS), a atenção estará toda voltada para um nome de peso: o atual tetracampeão mundial de Fórmula 1, Max Verstappen. O piloto da Red Bull fará sua estreia no lendário Nordschleife.

Mas, devido a restrições regulatórias, não poderá disputar vitórias nem buscar recordes de pista. Verstappen correrá com um Porsche 718 Cayman GT4 CS da equipe Lionspeed GP – possivelmente em dois carros diferentes ao longo do fim de semana.

Normalmente, o modelo conta com 425 cv e 1.315 kg, o que resulta em uma relação peso-potência de 3,1 kg/cv. Porém, como o holandês ainda não possui a Permissão A da DMSB para Nordschleife, terá de competir sob as regras da “Permissão B-Spec”, que limita o carro a pouco mais de 300 cv e 1.350 kg.

1 4
Créditos: Instagram / maxverstappen1

Sem nenhuma chance na disputa

Isso significa que Verstappen não terá chances reais em sua categoria, tampouco de estabelecer novos tempos de referência. Essa exigência está ligada à chamada Permissão DMSB Nordschleife (DPN), também conhecida como a “carteira de motorista de Nordschleife”.

Para obter a Permissão A, e ter carros mais potentes, Verstappen precisará completar ao menos 14 voltas e atingir dois resultados válidos, algo que pode ser feito em uma corrida com largada dupla, pilotando dois carros diferentes. Assim, seriam necessários dois turnos de sete voltas, o que é viável em uma prova de quatro horas.

O regulamento divide opiniões: críticos afirmam que a licença representa apenas uma barreira burocrática e um meio de arrecadação, enquanto apoiadores – como a Associação de Pilotos de Nürburgring – defendem que ela melhora a segurança e o fluxo nas corridas.

Se tudo ocorrer conforme o planejado, Verstappen poderá estrear na categoria GT3 no dia 27 de setembro. Para isso, ele terá ao seu lado parceiros de equipe experientes, como o companheiro de simulação Chris Lulham, além do belga Matisse Lismont e do americano Kyle Tilley, ambos também inscritos com o Porsche Cayman.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.