Gabriel Bortoleto aceitou proposta para ser piloto da McLaren
Gabriel Bortoleto garantiu o retorno do Brasil à Fórmula 1 e surge como esperança para conquistar vitórias nas próximas temporadas. O país, que já produziu três campeões mundiais, aposta suas fichas no jovem que defenderá a Audi em 2026.
Antes de chegar à principal categoria do automobilismo, o piloto começou a andar de kart e saiu de casa no início da adolescência para perseguir o sonho de correr na Fórmula 1. Em pouco tempo, o brasileiro virou um dos melhores pilotos de kart da Europa.
Ele fez uma transição tranquila para os carros, vencendo corridas em sua primeira temporada de F4 e depois na FRECA. O grande avanço veio em 2023, quando fechou acordo com a empresa A14, dirigida pelo astro espanhol Fernando Alonso.
Com a ajuda deles, Bortoleto garantiu um contrato com a Trident na F3 e conquistou o título em sua primeira temporada, antes de ir direto para a F2. A promoção de categoria resultou em apoio da McLaren, tornando-se piloto júnior da equipe de Woking.
Gabriel Bortoleto recebe destaque na McLaren
O plano inicial não previa a promoção para a Fórmula 1 em 2025, mas Gabriel Bortoleto apresentou um desempenho surpreendente em sua estreia na F2. Ele subiu para o topo da classificação no outono e atraiu o interesse da Audi, que procurava um segundo piloto.
A McLaren, sem vagas para o futuro próximo, concordou em liberar a promessa brasileira. O acordo, portanto, foi firmado antes mesmo de ele ter confirmado o título da F2 sobre Isack Hadjar. Bortoleto desponta como o 33º brasileiro a atuar na F1.
Diante do desempenho recente, tudo indica que Gabriel Bortoleto permanecerá no grid da Fórmula 1 pelos próximos anos. O brasileiro é uma grande promessa do automobilismo e chama a atenção dos fãs para ser um nome que brigará por títulos.