Max Verstappen pega de surpresa e revela mudança dentro da Red Bull

No mundo da Fórmula 1, mesmo que algo pareça “certo” nunca é possível levar ao pé da letra. Um caso que exemplifica essa colocação é o de Max Verstappen, que surpreendeu o mundo da Fórmula 1 com uma vitória que parecia impossível e ainda confirmou uma mudança dentro da equipe Red Bull.

O holandês destacou o papel fundamental de Laurent Mekies na transformação da Red Bull, explicando como o francês, ao “fazer as perguntas certas”, ajudou a equipe a evitar uma abordagem desordenada na busca pelo melhor acerto do carro.

O tetracampeão mundial admitiu que, antes da chegada do ex-Racing Bulls a Milton Keynes, a equipe não tinha clareza sobre o que precisava ajustar para extrair o máximo do desafiador RB21.

Logo após duas corridas sob a gestão de Mekies, o holandês chegou a afirmar que não venceria mais nenhum Grande Prêmio naquela temporada, tamanho o fraco desempenho dos seis vezes campeões de construtores no GP da Hungria, última prova antes da pausa de verão.

Mas a virada veio rapidamente: duas etapas depois, em Monza, Verstappen voltou ao topo do pódio para conquistar sua terceira vitória no ano, quando tudo parecia certo de que o tetracampeão não venceria mais em 2025, devido ao completo domínio das McLarens de Oscar Piastri e Lando Norris.

Chegada do novo chefe impulsionou mudança dentro da equipe

O avanço ocorreu graças a um novo direcionamento no trabalho de acerto, já que Mekies reduziu a dependência das simulações, que vinham atrapalhando os treinos de sexta-feira, e também a uma atualização de assoalho, que se mostrou mais eficaz e completa do que o previsto.

O resultado não deixou dúvidas: Verstappen conquistou a pole position com a volta mais rápida da história da F1 e venceu no domingo em pouco mais de 73 minutos, no que se tornou o GP mais veloz de todos os tempos.

2 8
Créditos: Instagram / maxverstappen1

Ao refletir sobre o impacto do novo chefe, apenas dois meses após ele substituir Christian Horner, Verstappen admitiu as dificuldades que a equipe enfrentava antes de sua chegada:

“Até então, tivemos várias corridas em que fazíamos mudanças grandes no acerto do carro”, contou à imprensa. “Eram alterações extremas, o que mostrava que não estávamos no controle. Não sabíamos exatamente o que fazer.”

Para o holandês, a formação técnica de Mekies faz diferença:
“Como ele vem da engenharia, faz perguntas de senso comum aos engenheiros, e isso ajuda muito. Você vai entendendo, a partir do que já testou, quais direções seguir. É esse o caminho em que estamos focados.”

Verstappen concluiu destacando a evolução recente:
“Em Zandvoort já demos um passo importante que funcionou bem, e em Monza demos outro, ainda melhor.”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.