Acidente assustador dos tempos de Senna inspirou cena do filme com Brad Pitt

O filme da Fórmula 1, estrelado pelo ator Brad Pitt, estreou ao final da semana passada nos cinemas brasileiros. Entre os acontecimentos na obra cinematográfica, os fãs do mundo da velocidade perceberam a presença de um acidente inspirado nos tempos de Ayrton Senna.

O personagem Sonny Hayes, interpretado por Brad Pitt, está envolvido em um fato real ocorrido na Fórmula 1 dos anos 1990. Na trama, o piloto tem a carreira interrompida em 1993, após sofrer um grave acidente enquanto disputava posição com a lenda brasileira.

Entusiastas da categoria afirmam que um acidente real foi usado como base para retratar o drama vivido por Hayes no início de sua carreira. As montagens de Brad Pitt vestindo um macacão amarelo, com capacete azul e patrocínio da marca Camel, reforçam a percepção.

Diante disso, fica claro que o filme fez alusão ao acidente real do piloto Martin Donnelly. Nos créditos ao final da obra, é possível destacar um agradecimento especial ao próprio automobilista, que certamente deve ter sido consultado pela produção.

Ayrton Senna teve envolvimento com Martin Donelly?

O piloto Martin Donelly era considerado um grande talento na Fórmula 1. Ele foi colocado na Fórmula 3 Britânica, mesma categoria da qual Nelson Piquet e Ayrton Senna foram campeões. Ele estreou na principal categoria do automobilismo em 1989, na Arrows.

No ano seguinte, Donelly teve um acidente no primeiro treino livre do GP da Espanha. Não há imagens ou fotografias da batida em si, mas existem registros do carro partido ao meio. A causa da colisão foi uma falha na suspensão.

Senna não teve participação no acontecimento, mas aparece próximo ao cenário do resgate. O brasileiro passava com seu carro pelo local e parou para acompanhar a situação. O detalhe foi aproveitado pela produção do longa, já que o automobilista chegou a ser citado.

Vale ressaltar que Martin Donelly se recuperou e teve alta após longos meses de internação. Martin sofreu duas paradas cardíacas, correu o risco de falência múltipla dos órgãos e os médicos cogitaram amputar sua perna direita. No entanto, ele sobreviveu.

O acidente, contudo, teve reflexos sobre a carreira de Donelly, que jamais conseguiu retornar à Fórmula 1. Posteriormente, ele chegou a correr no rallycross.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.