Adrian Newey decidiu se retirar na Aston Martin e ganhou apoio de Alonso
O piloto Fernando Alonso deu apoio à uma decisão da Aston Martin que visa maior foco no carro de 2026, apesar das dificuldades notificadas em 2025. O entendimento da equipe é de que Adrian Newey precisa estar com as atenções voltadas para a próxima temporada.
Fernando Alonso ainda não pontuou na temporada de 2025 e, se não marcar pontos no GP da Emilia-Romagna neste fim de semana, vai igualar sua pior sequência sem pontos desde 2015. Na época, ele começou o ano sem terminar entre os 10 primeiros em sete corridas.
Por mais que esteja apresentando resultados decepcionantes, a Aston Martin mantém a decisão de deixar Adrian Newey focado na construção do carro para 2026. O chefe Andy Cowell ressalta que, com a revisão das regras entrando em vigor, a equipe pode obter vantagem no próximo ano.
O posicionamento da Aston Martin, inclusive, recebe aval positivo de Alonso. “Nunca perdi a confiança e não me preocupo com o carro do ano que vem. Este ano é apenas uma continuação de alguns dos problemas que encontramos nas últimas duas temporadas e não conseguimos superar alguns obstáculos que encontramos”, afirma o espanhol à imprensa.
Alonso explica foco da Aston Martin com Adrian Newey
A Aston Martin tem o entendimento de que vai reformular todo o carro para a temporada de 2026. Desta forma, os erros que se apresentam no modelo atual não serão percebidos e a equipe terá condições de fazer um bom ano com Fernando Alonso.
“Para o ano que vem, com Adrian a bordo, nada deste carro estará no projeto do ano que vem, então é uma reinicialização completa, então não estou muito preocupado. Para este ano, a solução não é simples, e não há nada que possamos fazer hoje, mas eu estava na fábrica, almocei com Adrian, mas nada demais sobre este ano”, salientou Alonso.