Ajudou a tirar título de Felipe Massa e agora está pagando os pecados na F1

Flávio Briatore é um dos nomes mais conhecidos na história da F1. Seja por grandes momentos na parceria com Michael Schumacher pela Benetton, que acabou rendendo títulos, ou até mesmo por controvérsias como no escândalo em Singapura em 2008, que acabou virando briga na justiça até os dias atuais.

Falando nesta temporada, o chefão anda sofrendo com a Alpine, que teve outro resultado frustrante na Fórmula 1. Em mais um fim de semana complicado na temporada 2025, a equipe francesa permaneceu entre as últimas colocadas e teve desempenho apagado no Grande Prêmio da Hungria, realizado no último domingo (3).

Franco Colapinto terminou em 18º e Pierre Gasly em 19º — as duas últimas posições entre os pilotos que completaram a prova. Diante desse cenário, Briatore, não escondeu a frustração com o momento vivido pela equipe francesa. Agora, o foco do dirigente está em reverter o clima negativo dentro da escuderia.

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Créditos: Instagram / briatoreflavio

Foi um resultado decepcionante em um fim de semana difícil, que expôs claramente as fraquezas do nosso carro”, avaliou Briatore. “A temporada tem sido complicada até aqui. Nosso objetivo para o restante do ano é tentar mudar essa situação.”

Alpine já pensa em 2026

Apesar do desempenho abaixo das expectativas e da lanterna no Mundial de Construtores, Briatore destacou que a atenção da equipe já está voltada para o futuro, especialmente para a temporada 2026, quando entrará em vigor um novo regulamento técnico na Fórmula 1.

“É um grande desafio, mas nosso foco está totalmente voltado para 2026 e para como podemos tirar proveito do novo conjunto de regras”, explicou o italiano. “Estamos entrando em uma fase crucial do nosso desenvolvimento para o próximo ano, e sei que a equipe em Enstone está mergulhada nesse projeto.”

Felipe Massa falou sobre o retorno de Briatore

Felipe Massa foi direto ao comentar o retorno de Flavio Briatore à Fórmula 1. O italiano assumiu em 2024 o cargo de supervisor especial da Alpine, 15 anos após deixar a equipe de Enstone em meio ao escândalo do “Crashgate” — a batida proposital de Nelsinho Piquet no GP de Singapura de 2008. Embora tenha conseguido reverter na Justiça o banimento imposto pela FIA, Briatore só voltou oficialmente ao paddock recentemente.

Ex-chefe da Renault, Briatore foi apontado como o principal responsável por orquestrar o acidente de Piquet, feito para beneficiar Fernando Alonso, companheiro de equipe à época. O episódio teve impacto direto em Felipe Massa, que liderava a prova com a Ferrari e acabou prejudicado por um erro nos boxes, perdendo a chance de vencer. No fim da temporada, os pontos desperdiçados em Singapura se mostraram decisivos: Massa perdeu o título mundial para Lewis Hamilton por apenas um ponto.

Abordado pelo portal alemão Motorsport-Total, o brasileiro preferiu não entrar em detalhes sobre a volta de Briatore à F1: “Não tenho nada a dizer. A notícia fala por si só. Tem muita coisa estranha no mundo”, resumiu Massa.

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