Além de Verstappen, outro piloto precisa ficar esperto para não ser suspenso na F1
A F1 usa os pontos de penalidade como uma forma de manter o comportamento dos pilotos. A carteira da FIA pode fazer que profissionais – como Max Verstappen – sejam forçados a ficar de fora por uma corrida caso o seu comportamento seja contra as regras com muita frequência.
A Super Licença da FIA exige um limite de 12 pontos na carteira em um período de 12 meses. Caso o piloto atinja a pontuação, será punido com proibição de uma corrida. Os pontos são emitidos por transgressões do motorista, com valor variando a depender do incidente.
Atualmente, quem está mais próximo dos 12 pontos é Max Verstappen, da Red Bull, que se envolveu em confronto com George Russell no GP da Espanha. O holandês totaliza 11 pontos e, caso desrespeite as regras novamente, será punido por uma corrida.
Vale ressaltar, contudo, que parte dos pontos de Verstappen serão expirados a partir do dia 30 de junho. Isso significa que ele poderá voltar a ficar mais tranquilo em poucos dias. No entanto, ele terá que se comportar durante o GP da Áustria, na casa da Red Bull.
Além de Verstappen, outro piloto também precisa ficar atento com a sua pontuação. Trata-se de Liam Lawson, que totaliza seis pontos de penalidade e só verá seus pontos expirarem a partir de dezembro. Desta forma, ele ainda terá vários meses para aumentar a pontuação.
Liam Lawson pode igualar Verstappen na F1
Confira os pontos de Liam Lawson na Super Licença da FIA:
- Dois pontos: expiram em 1º de dezembro de 2025. Eles foram concedidos por causar uma colisão com Valtteri Bottas durante o Grande Prêmio do Catar de 2024.
- Um ponto: Expira em 13 de abril de 2026. Este ponto foi concedido por causar uma colisão com Lance Stroll durante o Grande Prêmio do Bahrein de 2025.
- Dois pontos: expiram em 13 de abril de 2026. Eles foram concedidos por causar uma colisão com Nico Hulkenberg durante o Grande Prêmio do Bahrein de 2025.
- Um ponto: Expira em 2 de maio de 2026. Este ponto foi concedido por causar uma colisão com Fernando Alonso durante o Grande Prêmio de Miami de 2025.